Endoscopia Digestiva Alta

A Endoscopia Digestiva Alta, ou apenas Endoscopia, é um exame muito comum, que tem por finalidade permitir ao médico uma visualização da região gastrintestinal superior, que é onde ficam o esôfago, estômago e duodeno.

O que é

A Endoscopia Digestiva Alta, ou apenas Endoscopia, é um exame muito comum, que tem por finalidade permitir ao médico uma visualização da região gastrintestinal superior, que é onde ficam o esôfago, estômago e duodeno. Por meio de um aparelho fino e flexível que contém uma luz e uma câmera, conhecido como endoscópio, o exame é realizado. Assim, é possível que seja visualizado todo o trajeto percorrido, desde a boca, onde o tubo é inserido, até a primeira porção do intestino delgado, que é onde fica o duodeno.

Para que serve

O médico costuma solicitar a realização de uma endoscopia quando o paciente se queixa de dores abdominais persistentes, náusea, vômitos, dificuldade de engolir ou azia. Também é indicado para apontar inflamações, úlceras ou tumores no esôfago, estômago ou duodeno, uma vez que é muito mais preciso do que um exame de raio-x nestas situações. Outra ocasião em que a endoscopia pode ser solicitada é para a detecção de câncer, quando pode ser complementada com uma biópsia.

Preparo

O exame da endoscopia em si costuma ser bem rápido, levando cerca de 15 minutos, onde é aplicada medicação sedativa e anestésica na região da garganta, para que não seja sentido qualquer incômodo.
Geralmente, o paciente permanece por pelo menos meia hora, ou até que se encontre em condições para deixar o local do exame. Sempre lembrando que o exame só é realizado quando o paciente leva consigo um (a) acompanhante maior de idade. Também é recomendado um jejum completo de, ao menos, 8 horas antes da realização da Endoscopia.

Ficou com alguma dúvida?

Entre em Contato

loading...