Barrx

Conheça mais sobre o Sistema de Ablação por Radiofreqüência Barrx, ou simplesmente Barrx, um novo método que busca tratar pacientes acometidos pelo Esôfago de Barrett, que é considerada uma complicação da Doença de Refluxo Gastroesofágico.

O que é Barrx?

O Sistema de Ablação por Radiofrequência Barrx, ou simplesmente Barrx, é um novo método que busca tratar pacientes acometidos pelo Esôfago de Barrett, que é considerada uma complicação da Doença de Refluxo Gastroesofágico. Assim, o novo método busca curar, ou reduzir em até 94% os danos que essa complicação do refluxo comum causa aos pacientes por ela acometidos.

Para que serve?

Como citado anteriormente, a principal função do método Barrx é tratar de pacientes cuja DRGE evoluiu a ponto de se tornar um Esofâgo de Barrett, complicação que em uma parte dos casos costuma evoluir até para câncer na região do esôfago.

Muito embora o Esôfago de Barrett não apresente sintomas específicos, compartilhando os mesmos de uma doença de refluxo mais usual, essa doença modifica a estrutura das células e tecidos do esôfago, dando a eles características pré-malignas, o que as torna mais suscetíveis a evoluírem para um câncer.

O que é o Esôfago de Barret?

Quando um paciente possui a DRGE, o ácido produzido no estômago sobe de volta para o esôfago. No entanto, se este problema persistir por muito tempo, o revestimento do esôfago pode sofrer uma lesão que altera drasticamente sua estrutura celular, fazendo-o se tornar semelhante ao do estômago. Dessa forma, surge o Esôfago de Barret.

Quem possui o Esôfago de Barret tem uma propensão maior ao desenvolvimento de um câncer, devido a alteração nas células e tecidos que o órgão sofreu. No entanto, mesmo esse risco sendo maior, não são todos os casos que evoluem para um tumor, de fato. E as chances diminuem consideravelmente quando o tratamento adequado é feito em tempo considerável.

Aí entra a importância do tratamento Barrx.

Como funciona o tratamento?

O procedimento para realização do método Barrx é semelhante ao de uma endoscopia comum: o paciente é sedado, para que então lhe seja introduzida uma sonda flexível com câmera, por sua boca, até o esôfago. Lá, o médico tem acesso às imagens dos tecidos alterados, e realiza a ablação destas células doentes por meio de radiofrequência, com movimentos leves feitos por um cateter, introduzido em conjunto com a sonda. Assim, toda a mucosa doente é removida do local. Como se trata de um procedimento pouco invasivo, o paciente é liberado em poucas horas após sua realização – até que cessem os efeitos dos medicamentos de sedação.