Gastroplastia Endoscópica

Saiba mais sobre a Gastroplastia Endoscópica, um procedimento para redução de peso considerado pouco invasivo, por não ser realizado por meio de procedimento cirúrgico.

O que é

A Gastroplastia Endoscópica é um procedimento para redução de peso considerado pouco invasivo, por não ser realizado por meio de procedimento cirúrgico. Por via endoscópica, são feitas pequenas suturas no estômago, para que seu tamanho total seja reduzido – o que, consequentemente, vai causar no paciente uma sensação de saciedade maior com quantidades menores de comida. A duração dos efeitos deste procedimento costuma ser de até dois anos, existindo a possibilidade dele ser refeito quando necessário.

Para que serve

No caso da Gastroplastia Endoscópica, a perda de peso estimada é de cerca de 20% da massa total inicial do paciente. Assim, geralmente o procedimento é indicado para pacientes com Índice de Massa Corpórea entre 30 e 40. Além disso, é recomendado que quem deseja se submeter à esse método não seja portador de nenhuma doença metabólica (como a diabetes).

Portanto, pacientes que se encaixam nesse caso, não querem operar e que desejam um procedimento de rápida recuperação, sem necessidade de internação e com taxas muito baixas de riscos e rejeição, podem aderir à essa opção.

Como funciona

O procedimento é feito por via endoscópica, com um aparelho flexível inserido pela boca do paciente, sob efeito de anestesia geral. Este tubo conta com uma câmera, que dá visão completa do estômago para o médico que, à partir de então, realiza diversas suturas no órgão, reduzindo seu tamanho, e deixando-o em um formato tubular. Diferentemente da grande maioria dos procedimentos realizados por via endoscópica, a liberação do paciente ocorre ao final do dia.

Normalmente, os únicos sintomas que surgem após o procedimento são leves dores na região do estômago, abdome e das costas, além de raramente virem acompanhadas de náuseas e vômitos. Esses incômodos costumam desaparecer em no máximo 2 ou 3 dias, permitindo que o paciente retome sua rotina comum – acompanhado de um profissional da nutrição, é claro, uma vez que uma mudança nos hábitos alimentares se fará necessária para acompanhar o novo estilo de vida que lhe foi inferido, e permitindo que a duração do procedimento realizado se estenda.