Reganho de peso com plasma de argônio

Saiba mais sobre o uso endoscópico do Plasma de Argônio, utilizado para frear o reganho de peso que pode ocorrer após a realização da cirurgia bariátrica.

O que é

A cirurgia bariátrica é um procedimento que tem como objetivo reduzir o peso do paciente, por meio de uma redução no tamanho do estômago. No entanto, em alguns casos é possível que a pessoa que passou pelo procedimento sofra com o reganho de peso, que pode acontecer por conta de um alargamento na região que permite a entrada de alimentos no estômago. Para buscar estreitar esse caminho, fazendo que as medidas voltem às semelhantes da época da cirurgia, um dos métodos mais procurados tem sido o uso endoscópico do Plasma de argônio.

Para que serve

O motivo que mais tem levado as pessoas a procurarem o método que envolve plasma de argônio é evitar o reganho de peso, que pode acontecer alguns anos após a realização de uma cirurgia bariátrica.

Basicamente, por via endoscópica, o tratamento atua estreitando a anastomose (emenda entre o estômago e o intestino), fazendo-o voltar ao tamanho compatível com o que tinha quando realizada a cirurgia bariátrica.

Como funciona

Por meio de um procedimento simples, há a sedação do paciente como em um procedimento normal de endoscopia. Através de uma sonda, o médico alcança a emenda entre o estômago e o intestino, chamada anastomose, disparando uma onda elétrica em conjunto ao gás argônio. No instante em que ambos se encontram, já na mucosa, é formado um plasma de coagulação que cauteriza o tecido, ocasionando assim a redução da abertura. Logo após cessarem os efeitos da sedação, e avaliação médica, o paciente é liberado – num processo que leva cerca de uma hora após a realização do procedimento.

Normalmente, são necessárias as realizações de duas à três sessões, com intervalo de dois meses entre uma e outra.

Ficou com alguma dúvida?

Entre em Contato

loading...