Colangiopancreatografia Endoscópica Retrógrada (CPRE)

O que é

A Colangiopancreatografia Endoscópica Retrógrada, ou CPRE, é um exame cujo objetivo é diagnosticar e investigar doenças e eventuais alterações à normalidade do sistema bileopancreático. Aí, estão inclusos órgãos como a vesícula biliar, o pâncreas e o fígado, além dos canais que os drenam.
A forma como o exame é realizada é a seguinte: é introduzido, pela boca, um aparelho flexível com iluminação e uma câmera em sua extremidade, chamado duodenoscópio. Atingindo a segunda porção duodenal, em um orifício chamado de papila duodenal, ou de Vater, é injetado contraste por meio de um cateter. Daí, é possível, com o uso de um raio-x intermitente, observar os dutos biliares e pancreáticos.

Para que serve

O exame é solicitado, principalmente, quando surgem sintomas que indicam doenças no sistema bileopancreático, especialmente como icterícia (olhos e pele amarelada), dor na região do abdômen, febre e alterações bioquímicas nas enzimas hepáticas e pancreáticas. Estes sinais podem ser indicativos de problemas como cálculos e tumores biliares, tumores e cistos pancreáticos, pancreatite crônica, doenças do fígado, extravasamentos após trauma ou cirurgia e estreitamentos inflamatórios ou pós-cirúrgicos das vias biliares.

Preparo

Antes de ser submetido à uma Colangiopancreatografia Endoscópica Retrógrada o paciente deve estar com o estômago vazio, ou seja: precisa estar em jejum completo por, no mínimo, oito horas.
O procedimento do CPRE dura em torno de 30 à 45 minutos, onde é aplicada medicação sedativa e anestésica na região da garganta, para que não seja sentido qualquer incômodo. No entanto, após a realização do exame o paciente precisa ficar internado, podendo ocorrer sua liberação no dia seguinte, segundo avaliação médica. Além disso, também será necessário que um jejum de 8 horas seja respeitado após o procedimento.