Stretta

Conheça o método Stretta, um procedimento relativamente novo que têm sido introduzido recentemente no Brasil, para o combate da Doença do Refluxo Gastroesofágico.

O que é o Stretta?

O método Stretta é um procedimento relativamente novo, que têm sido introduzido recentemente no Brasil, para o combate  da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE), permitindo que o paciente elimine ou reduza expressivamente o uso de inibidores da bomba de prótons (IBPs), classe de fármacos que atuam no tratamento de diversas doenças do estômago.

Muito embora seja relativamente novo no Brasil, e poucas clínicas o disponibilizem, como a Clínica EDT, o Stretta tem seus resultados comprovados por quase 40 estudos clínicos e mais de 25 mil procedimentos realizados em cerca de 40 países ao redor do mundo.

Além disso, também conta com a vantagem de ser um tratamento minimamente invasivo, uma vez que não exige procedimentos cirúrgicos, e conta com taxa de satisfação alta, além de praticamente nenhum tipo de efeito colateral.

O que é a DRGE?

A Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE), que acomete cerca de 35 milhões de brasileiros de todas as idades e atualmente atinge 20% da população mundial, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com os resultados de uma série de estudos clínicos realizados ao longo de 10 anos em países que já realizam este tratamento para refluxo, 30% dos pacientes com DRGE não têm os sintomas da doença bem controlados por medicamentos.

Na maioria dos casos, o refluxo acontece porque um anel muscular chamado Esfíncter Esofágico inferior, localizado entre o estomago e o esôfago, se encontra fragilizado. Assim, ele tem a função de evitar que tanto a comida quanto líquidos e ácidos “subam novamente” do estômago. No entanto, uma vez enfraquecido, o esfíncter não cumpre sua função, e os alimentos o ultrapassam e chegam ao esôfago, causando várias complicações.

Portanto, entre os principais sintomas do refluxo, estão:

• Azia;
  • Arrotos;
  • Soluços;
  • Tosse;
  • Regurgitação;
  • Dores na parte superior do abdômen;
  • Queimação no peito;
  • Indigestão;
  • Irritação e sensação de pigarro na garganta;
  • Boca amarga;
  • Mau hálito;
  • Entre outros.

Para que serve o Stretta?

A Stretta é um tratamento indicado estritamente para casos de DRGE, ou Doença do Refluxo gastroesofágico. O DRGE acomete o esôfago, que é o órgão responsável por levar a comida da boca até o estômago. Nesses casos, há um enfraquecimento na musculatura do esfíncter esofagiano inferior, que é o responsável por manter a comida no estômago. Dessa forma, os alimentos sobem, onde ocorre o chamado refluxo.

No entanto, é válido ressaltar que nem todos pacientes diagnosticados com a DRGE estão sujeitos a serem submetidos ao método Stretta. Uma vez que este método é uma alternativa minimamente invasiva e inovadora aos tratamentos tradicionais para a Doença do Refluxo Gastroesofágico, como uso contínuo de medicamentos e cirurgia, os pacientes mais indicados para seu uso são:

• Pacientes que não respondem completamente ou são intolerantes aos medicamentos (IBPs)
  • Pacientes com DRGE crônica que não desejam passar por cirurgia ou implante;
  • Pacientes pós-cirurgia bariátrica com DRGE;
  • Pacientes pós Fundoplicatura de Nissen com refluxo recorrente;
  • Pacientes com DRGE não-erosiva;
  • Pacientes com Refluxo Laringofaríngeo.

Como funciona o método Stretta?

O Stretta é um tratamento que, de maneira minimanente invasiva, reduz significativamente os sintomas da DRGE. Assim, é possível aos pacientes acometidos pela doença que reduzam drasticamente ou até eliminem o uso de inibores da bomba de prótons (IBPs), que é um tipo de medicamento utilizado para o tratamento de muitas doenças estomacais.

O Stretta também é um tratamento prático, ambulatorial, que é realizado sem a necessidade de cirurgia e em menos de 60 minutos. Assim, é possível que o paciente retome suas atividades cotidianas já no dia seguinte. Para utilização deste método não são feitas sequer incisões, pontos ou implantes.

Trabalhando com o estímulo ao funcionamento pleno do corpo do paciente, o tratamento Stretta utiliza radiofrequência para tornar mais forte a função do músculo que inibe o refluxo. Impedindo, assim, que a alimentação retorne do estômago para o esôfago.

Resultados do Stretta

Num método minimamente invasivo, uma sonda é introduzida no fim do esôfago, por via de endoscopia. Então, esta sonda emite ondas de radiofrequência que buscam fortalecer a musculatura do esfíncter esofagiano inferior, músculo que evita a regurgitação ou o refluxo, evitando assim que aconteça o refluxo dos alimentos digeridos.

Segundo estudos realizados, os pacientes costumam sentir crescentes melhoras nos sintomas da DRGE por até seis meses, sendo que a duração desses efeitos pode se prolongar por até 10 anos. Assim, dentre os resultados positivos do Stretta estão:

• Mais de 25.000 procedimentos realizados em cerca de 40 países;
  • 93% de satisfação dos pacientes após o Tratamento Stretta;
  • Melhoria da qualidade de vida;
  • Eliminação do uso de medicamentos por até 10 anos;
  • Comprovadamente efetivo para pacientes que já tiveram alterações na anatomia, por meio de cirurgias bariátricas e cirurgias anti-refluxo;
  • Reduz a exposição ácida que pode levar ao câncer de esôfago;
  • Regride a esofagite;
  • Elimina ou reduz significativamente os sintomas do refluxo:
    • Tosse, ronco, asma, rouquidão, sintomas respiratórios e laríngeos;
  • Grau máximo de recomendação da sociedade americana de endoscopia.