O que é
A broncoscopia é um exame que tem como finalidade a coleta de secreções da laringe, traquéia e brônquios, bem como tecidos e eventuais secreções das vias aéreas. É realizada com a inserção, na narina do paciente, de um instrumento chamado broncoscópio, que é um aparelho fino e flexível com uma câmera na extremidade. Além de permitir a captura de imagens, o broncoscópio também possibilita a retirada de corpos estranhos, bem como a infusão ou aspiração de líquidos.
Para que serve
Os médicos costumam solicitar a realização deste exame quando pretendem avaliar qualquer alteração anatômica da traquéia, brônquios e laringe. Também ocorre a necessidade da broncoscopia quando pacientes apresentam alterações radiográficas ou tomográficas e que necessitam de uma melhor investigação. Também há casos mais extremos, como suspeitas de câncer de pulmão, onde o exame é imprescindível para um correto diagnóstico.
Preparo
A realização da broncoscopia não exige cuidados prévios. É recomendado que o paciente esteja em jejum, pelo menos oito horas antes do exame, por conta dos sedativos aos quais ele é exposto durante o procedimento. Inclusive, também é recomendado que a pessoa que será submetida ao exame compareça ao local acompanhada, uma vez que os efeitos podem deixar a pessoa levemente atordoada por algumas horas após a liberação médica – que acontece em cerca de uma hora após o fim do procedimento. Aliás, com relação ao tempo do exame, é estimado que dure cerca de 20 minutos, além do tempo de preparo prévio, elaboração das imagens e liberação do paciente.