Ecoendoscopia

A ecoendoscopia, como o próprio nome sugere, é um exame que alia a endoscopia à ecografia de alta resolução.

O que é

A ecoendoscopia, como o próprio nome sugere, é um exame que alia a endoscopia à ecografia de alta resolução. Por meio deste exame, é possível para que o médico visualize a parede do esôfago, estômago, duodeno, cólon sigmóide, reto e algumas estruturas vizinhas do tubo digestivo, como fígado, pâncreas, vias biliares, pulmões, mediastino e cavidade pélvica. É realizado de maneira semelhante à endoscopia, sendo usado um aparelho fino e flexível, com uma câmera de alta definição na ponta, cujo nome é ecoendoscópio. Existem dois tipos de ecoendoscopia: a digestiva alta, cuja introdução do ecoendoscópio se dá pela boca, e a digestiva baixa, onde a sonda é introduzida pelo ânus do paciente.

Para que serve

Os casos mais comuns em que são solicitados exames de ecoendoscopia são como complemento de endoscopias e/ou exames de imagem, que podem ser imprecisos em alguns momentos. Sua eficácia permite que os médicos possam sanar eventuais dúvidas que tenham surgido desses exames prévios de maneira muito mais eficaz.
O exame também tem como função determinar a extensão exata de tumores nas paredes do trato intestinal ou respiratório. Por meio do endoscópio é possível, inclusive, realizar pequenas biópsias de maneira indolor.

Preparo

A duração do exame pode variar, entre 30 minutos e uma hora, de acordo com o objetivo com o qual está sendo realizada. No caso da ecoendoscopia digestiva alta é aplicada medicação sedativa e anestésica na região da garganta, para que não seja sentido qualquer incômodo. Assim, o paciente também precisa se recuperar dos efeitos sedativos para que, então, possa ser liberado para o retorno às suas atividades, cerca de meia hora após o fim do exame.
Já no caso da ecoendoscopia digestiva baixa, recomenda-se que o paciente esteja em jejum de pelo menos 8 horas, e que a última refeição tenha sido leve. A única preparação anterior ao exame é a aplicação da medicação fleet enema, um laxante, em duas oportunidades: primeiro, 4 horas antes do exame; depois, quando estiverem faltando 2 horas para realização do procedimento.

Já no caso da ecoendoscopia digestiva baixa, normalmente não há o uso de medicamentos para sedação, sendo cada caso avaliado individualmente pelo médico responsável. Neste caso, não havendo sedação, a liberação é imediata após o término do procedimento.

Ficou com alguma dúvida?

Entre em Contato

loading...