27 outO que é plasma de argônio? Conheça o tratamento para perder peso

Muitas pessoas recorrem a procedimentos como a cirurgia bariátrica para a perda de peso. No entanto, após a cirurgia pode acontecer o reganho de peso em alguns pacientes, devido a dilatação espontânea na emenda cirúrgica realizada entre o estômago e o intestino.

Para esses casos, há um tratamento que pode ser realizado via endoscopia, para ajudar a recuperar o efeito restritivo da cirurgia feita anteriormente.

Estamos falando do plasma de argônio, procedimento do qual vamos falar mais no artigo a seguir. Vem conhecer mais essa oportunidade para se manter dentro de seu peso ideal.

O que é plasma de argônio?

Infelizmente, o reganho de peso é um efeito colateral que acomete uma pequena parte dos pacientes que passaram pelo procedimento da cirurgia bariátrica. Em boa parte dos casos, isso ocorre porque há um alargamento na região que permite a entrada de alimentos no estômago.

Um estudo da Universidade de Brasília (UnB) indica que cerca de 23% das pessoas que passaram pela cirurgia bariátrica voltam a ganhar uma quantidade de peso significativa, por não adotarem hábitos saudáveis.

Tá, mas o que é plasma de argônio? Trata-se de um procedimento realizado para combater esse reganho de peso, realizado via endoscopia, que busca estreitar a anastomose (emenda entre o estômago e o intestino, responsável por controlar a quantidade de alimento ingerida) ao tamanho que estava, quando da realização da bariátrica.

O plasma é um dos estados físicos do gás argônio. Para atingir esta forma, ele é ionizado, ou seja, aquecido até que sofra alteração na quantidade de elétrons.

Como funciona o plasma de argônio

Agora que você já sabe o que é plasma de argônio, entenda como funciona o tratamento.

Depois de devidamente enquadrado como elegível para o procedimento, o paciente é submetido a uma sessão de fulguração, onde há uma queimadura térmica e iônica da anastomose.

Nessa sessão é inserida uma sonda, por via endoscópica, que dispara uma onda elétrica em conjunto o argônio, causando a coagulação e posterior cauterização da mucosa, reduzindo a abertura.

Geralmente, são necessárias de duas a três sessões, realizadas com um intervalo de aproximadamente dois meses entre elas.

O procedimento é bastante rápido, e dura cerca de 15 minutos. No tempo imediatamente posterior ao procedimento, é comum que o paciente sinta um incômodo moderado, devido à cauterização.

Também é realizado um acompanhamento com equipe multidisciplinar, envolvendo nutricionista e psicóloga, para que todas as etapas do procedimento sejam devidamente monitoradas.

Vantagens do procedimento

Existem diversas vantagens nesse tipo de procedimento, que o tornam bastante atrativo para quem obteve reganho de peso e pretende retomar um estilo de vida mais saudável, confira:

  • O procedimento é completamente seguro, com riscos mínimos de complicações;
  • Realizado por via endoscópica não envolve qualquer tipo de cirurgia;
  • Como se trata de um procedimento ambulatorial, o paciente recebe alta em torno de 1 hora após a realização do tratamento;
  • Oferece resultados bastante satisfatórios em poucas sessões;
  • Os sintomas apresentados após as sessões de aplicação são bastante reduzidos;
  • Minimamente invasivo, o procedimento não exige anestesia geral – apenas sedação endoscópica;
  • Seu custo é bastante atrativo, em vista dos demais métodos existentes para a mesma finalidade;
  • Por ser um procedimento relativamente simples, não há necessidade de se afastar de suas atividades rotineiras (trabalho, estudos) por mais do que um dia.

Indicações do plasma de argônio

Embora pareça bastante atrativo, o plasma de argônio não é indicado para qualquer um. Abaixo, listamos todas as situações que tornam um paciente elegível a recorrer ao procedimento:

  • O plasma de argônio é indicado apenas para pacientes que se submeteram ao procedimento da cirurgia bariátrica pela técnica de Bypass gástrico;
  • Pode optar pelo procedimento também qualquer paciente operado pela técnica citada acima, que tenha reganhado peso após dois anos da cirurgia;
  • Pacientes que operados pela técnica já citada, tenham deixado de perder peso após dois anos de cirurgia;
  • Quem obteve um reganho de 10% do peso ou mais sobre o peso mínimo alcançado após a cirurgia do balão gástrico.

Agora que você sabe tudo sobre o que é plasma de argônio, podemos sugerir que procure uma clínica devidamente equipada e munida de profissionais capacitados para realizar o tratamento com o máximo de segurança e eficácia.

E claro, continue de olho em nosso blog, para saber outras formas com as quais podemos contribuir para o seu melhor bem-estar.