27 marDoenças invisíveis que a obesidade pode trazer

A obesidade é uma doença que atinge mais de 650 milhões de pessoas no mundo todo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), podendo afetando múltiplos órgãos, como coração, fígado, rins, articulação e até o sistema reprodutivo, o que acaba impactando no aparecimento de doenças invisíveis.
Por não apresentarem sintomas aparentes, por exemplo, dores, febre ou aparecimento de sangramento, o diagnóstico de algumas doenças pode acontecer apenas depois de agravamento na saúde do paciente.
Conheça algumas das doenças invisíveis que podem surgir com a obesidade. A orientação médica é de suma importância, por isso busque um profissional qualificado para realizar o diagnóstico adequado.

Diabetes Mellitus

Uma rotina sedentária, estresse e má alimentação são o combo que desencadeiam o sobrepeso e a obesidade. E é esse aumento de peso o principal causador da pré-diabetes e a da diabetes mellitus, doença que afeta mais de 13 milhões de brasileiros, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes.
Como ela age?
A gordura em excesso dificulta o trabalho da insulina, que leva glicose para as células do corpo produzirem energia. Quando isso acontece, o pâncreas entende que precisa produzir mais insulina, para realizar o transporte deste nutriente, podendo impactar na falência do órgão.

Hipertensão Arterial

Popularmente chamada de “pressão alta”, essa doença representa riscos cardiovasculares e renais ao paciente. Essa doença, embora seja invisível, pode manifestar alguns sintomas como tontura, falta de ar e palpitações nos casos mais graves.

Esteatose Hepática

Também conhecida como “gordura no fígado”, a esteatose hepática se manifesta quando células de gordura infiltram esse órgão e criam um acúmulo de 5% ou mais. Se não identificada, a doença pode provocar inflamação no fígado, que gera hepatite, cirrose e até mesmo câncer.

Colesterol Alto

O colesterol é uma gordura produzida pelo fígado, presente na corrente sanguínea, responsável pela síntese de alguns hormônios, sais biliares e vitamina D. Porém, quando em excesso no sangue, pode surgir a formação de placas, que se acumulam nas paredes arteriais, dificultando o fluxo sanguíneo e podendo ocasionar em pressão alta, doenças cardiovasculares e AVC.

Tratamento

Como essas doenças são silenciosas, seu diagnóstico pode ser feito a partir de exames de rotina. Quanto antes identificadas pelo médico, maiores as chances de prevenção e tratamento.
Em casos extremos, é necessário a intervenção medicamentosa como terapia para essas enfermidades, porém o mais indicado é a mudança nos hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos, ou seja, eliminar o comportamento sedentário.

Gostou deste conteúdo? Confira nossas redes sociais para não perder dicas de saúde.