04 abrRefluxo oculto, você sabe o que é?

O refluxo, também conhecido como refluxo gastroesofágico (DRGE), é quando ocorre a volta involuntária, de forma repetitiva, do que está no estômago para o esôfago, devido a uma alteração no esfíncter, uma espécie de válvula que separa os dois órgãos.

Para entender melhor, o sistema digestivo possui um caminho desde o alimento mastigado na boca até o estômago, onde irá passar pelo suco gástrico: desce pela faringe, passando pelo esôfago, chegando no esfíncter, que deve se “fechar” após permitir a entrada do alimento no estômago.

Quando o esfíncter esofágico está fragilizado e não consegue cumprir sua função de impedir que o alimento e os ácidos gástricos retornem pelo esôfago, acontece o refluxo.

Sintomas do refluxo

A DRGE pode acontecer em todas as idades e muitas pessoas que possuem essa condição acabam não conseguindo controlar os sintomas apenas com medicamentos, que incluem:

• Azia
  • Arrotos
  • Soluços
  • Tosse
  • Regurgitação
  • Dores abdominais (na parte superior)
  • Queimação no peito
  • Indigestão
  • Irritação e sensação de pigarro na garganta
  • Boca amarga
  • Mau hálito

Quando ocorre o refluxo oculto?

Muito comum em recém-nascidos, o refluxo oculto acontece quando o que foi ingerido e o suco gástrico voltam pelo esôfago, mas não chegam a sair, o que acaba dificultando o diagnóstico da doença.

O diagnóstico da Doença do Refluxo Gastroesofágico deve ser feito por um médico, após o pedido de exames endoscópicos, análise dos sintomas reclamados pelo paciente e outros testes terapêuticos que o profissional julgar necessário, conforme orientação da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

Existe tratamento para o refluxo?

Existem dois tipos de tratamentos para o refluxo: clínicos e ambulatoriais. A conduta terapêutica clínica diz respeito à indicação de medicamentos para diminuir a produção de ácido pelo estômago.

Alguns fatores podem representar risco ao paciente e agravar o quadro de refluxo, são eles:

• Obesidade
  • Refeições volumosas antes do horário de dormir
  • Ingestão de alguns alimentos, como café, chá preto, chá mate, chocolate, molho de tomate, comidas ácidas, bebidas alcoólicas e gaseificadas

Por isso, junto ao tratamento, o médico pode recomendar algumas mudanças de hábito ao paciente.

Stretta

Minimamente invasivo, o Stretta é uma conduta terapêutica ambulatorial realizada sem a necessidade de cirurgias, por meio de radiofrequência, a fim de fortalecer o músculo que impede o refluxo.

É um tratamento rápido, feito com uma sonda endoscópica, introduzida no esôfago. Esse procedimento também visa diminuir ou até mesmo eliminar o uso dos medicamentos, conhecidos como inibidores da bomba de prótons (IBPs).

Gostou deste conteúdo? Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de mais temas como esse.