25 nov8 formas de aumentar o metabolismo

A velocidade com que o nosso corpo leva para transformar o que ingerimos em energia, a fim de manter o funcionamento dos nossos órgãos, também influencia no processo de ganho e perda de peso.

Aumentar o metabolismo é uma das principais estratégias para quem busca emagrecer com saúde. Isso porque um metabolismo acelerado significa que o corpo gasta mais energia para executar as atividades que necessita, como respirar.

Saiba mais sobre as reações metabólicas e sua relação com o emagrecimento em nosso blog.

É possível identificar se você precisa acelerar o seu metabolismo. Para isso, é necessário se atentar para a presença de alguns sintomas, tais como:

  • Ganho de peso;
  • Fadiga e dificuldade em realizar tarefas simples;
  • Pele seca;
  • Queda de cabelo;
  • Unhas quebradiças;
  • Problemas hormonais ligados à tireóide.

 

Se perceber os sintomas mencionados acima, procure um médico endocrinologista, para solicitar exames e poder avaliar o tratamento mais adequado para você junto da estratégia de acelerar o metabolismo.

Ter hábitos saudáveis contribuem muito para quem busca acelerar o metabolismo. Confira agora 8 dicas para aplicar na sua rotina:

1- Ingerir alimentos termogênicos

Alguns alimentos têm a propriedade de induzir o nosso corpo a trabalhar mais rápido. Comece a inseri-los na sua rotina alimentar diariamente para acelerar o metabolismo.

  • Gengibre;
  • Pimentas;
  • Chá verde;
  • Cafeína (café ou chás);
  • Alho;
  • Canela.

 

2- Inserir mais proteína na dieta

As proteínas, além de ajudar na construção muscular, fazem com que o corpo necessite gastar mais calorias durante a digestão.

Consuma mais alimentos ricos em proteína, como carnes, frango, ovo, peixe, queijos, iogurte, soja, amendoim, etc.

É importante sempre consultar um nutricionista para ajustar as quantidades adequadas que seu corpo precisa de cada nutriente. Além disso, pessoas vegetarianas ou veganas podem aumentar o consumo de proteínas com outros alimentos indicados por esse profissional e que não tenham origem animal.

3- Não pular o café da manhã

Depois de muitas horas em jejum, por conta de estar dormindo, o corpo precisa de energia para cumprir suas funções ao longo do dia. Um bom café da manhã é a chave para isso.

Quando pulamos essa refeição, o corpo tende a diminuir a queima de gordura, para tentar guardar energia. Por isso, para acelerar o metabolismo, não deixe de tomar o café da manhã.

4- Comer mais alimentos ricos em vitamina B

Além de serem importantes para muitas funções vitais do nosso organismo e na formação de anticorpos, as vitaminas do complexo B auxiliam a acelerar o metabolismo. Você pode encontrar esse nutriente em carnes, grãos integrais, laticínios, vegetais e folhas verdes e peixes.

5- Fazer exercícios físicos

Manter uma prática regular de exercícios físicos também contribuem para acelerar o metabolismo. Escolha uma ou mais atividades para fazer ao longo da semana, isso fará com que seu corpo aumente a massa muscular e a tonifique, o que, por sua vez, é um dos principais fatores que levam o corpo a gastar mais energia.

6- Buscar reduzir o estresse

Reduzir o estresse e os sintomas de ansiedade ajudam a acelerar o metabolismo, pois o hormônio que é liberado quando estamos nesses momentos, o cortisol, é o responsável pelo aumento da produção de gordura no organismo.

A prática de exercícios físicos são uma boa estratégia para diminuir o estresse, assim como realizar atividades relaxantes e fazer acompanhamento psicológico.

7- Ter uma boa noite de sono
É durante o sono que o corpo regula a produção hormonal, estimula a hipertrofia muscular e, claro, se recupera das atividades realizadas ao longo do dia. Tanto os hormônios liberados nesse período quanto a construção de massa muscular, como vimos anteriormente, são fatores que contribuem para acelerar o metabolismo.

8- Estar com os exames médicos em dia

Fazer acompanhamento médico é muito importante, para estar com os exames sempre em dia e poder entender quais outros fatores que podem causar o metabolismo lento em cada paciente e tratar da forma mais adequada.

Alguns dos fatores que podem levar a isso são: sedentarismo, envelhecimento, má alimentação e obesidade. E todos eles podem provocar alterações em nossa saúde que se não tratadas adequadamente influenciarão no restante da sua saúde, como gordura no fígado, problemas na tireóide, etc.

Por isso, mesmo com as nossas dicas, não deixe de procurar um especialista para te acompanhar nesse processo e te auxiliar da melhor forma possível dentro do que o seu corpo precisa.

Gostou desse conteúdo? Siga nossa página no facebook e instagram, para ficar por dentro de mais temas como esse e não perder nenhuma novidade em nosso blog.