04 abrRefluxo oculto, você sabe o que é?

O refluxo, também conhecido como refluxo gastroesofágico (DRGE), é quando ocorre a volta involuntária, de forma repetitiva, do que está no estômago para o esôfago, devido a uma alteração no esfíncter, uma espécie de válvula que separa os dois órgãos.
Para entender melhor, o sistema digestivo possui um caminho desde o alimento mastigado na boca até o estômago, onde irá passar pelo suco gástrico: desce pela faringe, passando pelo esôfago, chegando no esfíncter, que deve se “fechar” após permitir a entrada do alimento no estômago.
Quando o esfíncter esofágico está fragilizado e não consegue cumprir sua função de impedir que o alimento e os ácidos gástricos retornem pelo esôfago, acontece o refluxo.

Sintomas do refluxo
A DRGE pode acontecer em todas as idades e muitas pessoas que possuem essa condição acabam não conseguindo controlar os sintomas apenas com medicamentos, que incluem:
- Azia
- Arrotos
- Soluços
- Tosse
- Regurgitação
- Dores abdominais (na parte superior)
- Queimação no peito
- Indigestão
- Irritação e sensação de pigarro na garganta
- Boca amarga
- Mau hálito
Quando ocorre o refluxo oculto?
Muito comum em recém-nascidos, o refluxo oculto acontece quando o que foi ingerido e o suco gástrico voltam pelo esôfago, mas não chegam a sair, o que acaba dificultando o diagnóstico da doença.
O diagnóstico da Doença do Refluxo Gastroesofágico deve ser feito por um médico, após o pedido de exames endoscópicos, análise dos sintomas reclamados pelo paciente e outros testes terapêuticos que o profissional julgar necessário, conforme orientação da Federação Brasileira de Gastroenterologia.
Existe tratamento para o refluxo?
Existem dois tipos de tratamentos para o refluxo: clínicos e ambulatoriais. A conduta terapêutica clínica diz respeito à indicação de medicamentos para diminuir a produção de ácido pelo estômago.
Alguns fatores podem representar risco ao paciente e agravar o quadro de refluxo, são eles:
- Obesidade
- Refeições volumosas antes do horário de dormir
- Ingestão de alguns alimentos, como café, chá preto, chá mate, chocolate, molho de tomate, comidas ácidas, bebidas alcoólicas e gaseificadas
Por isso, junto ao tratamento, o médico pode recomendar algumas mudanças de hábito ao paciente.
Stretta
Minimamente invasivo, o Stretta é uma conduta terapêutica ambulatorial realizada sem a necessidade de cirurgias, por meio de radiofrequência, a fim de fortalecer o músculo que impede o refluxo.
É um tratamento rápido, feito com uma sonda endoscópica, introduzida no esôfago. Esse procedimento também visa diminuir ou até mesmo eliminar o uso dos medicamentos, conhecidos como inibidores da bomba de prótons (IBPs).
Gostou deste conteúdo? Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de mais temas como esse.
Últimas postagens

13 abr 23Dúvidas frequentes sobre balão gástrico

12 abr 23Mudanças de hábitos de familiares também ajudam no processo de emagrecimento pós colocação de balão?

06 abr 2304 sobremesas para uma Páscoa saudável

27 mar 23Doenças invisíveis que a obesidade pode trazer

21 mar 23Você conhece a Clínica EDT?
