14 fevSaiba quais são os níveis ideais de colesterol no sangue

Você sabia que o colesterol é um componente importante para o nosso organismo? Ele desempenha funções como produção de alguns tipos de hormônios e vitaminas, além de auxiliar no processo de digestão.

Ainda sim, o nível desse elemento no sangue demanda atenção de pacientes e médicos, pois se não estiver em equilíbrio, pode acabar desencadeando doenças cardiovasculares.

Mas antes de você se preocupar, entenda melhor sobre esse assunto e converse com o seu médico.

Tipos de colesterol

Que fique claro que o colesterol por si só não é um vilão na sua saúde. Como vimos acima, ele é responsável por realizar funções vitais no organismo das pessoas. Cerca de 70% do colesterol que o corpo necessita é produzido pelo fígado, o restante é suplementado por meio de uma alimentação equilibrada.

Além disso, existem dois tipos de colesterol:

LDL: conhecido como “colesterol ruim”, esse colesterol transporta células de gordura do fígado e do intestino para os demais tecidos do corpo. Seu nível deve permanecer baixo, pois em excesso, acaba-se acumulando colesterol nas paredes internas das artérias, levando o paciente ao risco de um infarto, por exemplo.

HDL: já o HDL, popularmente chamado de “colesterol bom”, é o responsável por eliminar o colesterol LDL do organismo, contribuindo para que se evite as obstruções das artérias. Seu nível deve ser elevado, para um bom funcionamento.

O que pode causar um aumento do nível de colesterol ruim?

Algumas pessoas têm maior propensão a possuir níveis elevados no sangue, por exemplo:

Histórico familiar: muitas pessoas podem herdar o nível alto desse elemento da genética de sua família. A forma mais adequada de conviver com isso, é combinar um estilo de vida saudável e acompanhamento médico.

Alimentação inadequada e comportamento sedentário: Manter uma alimentação saudável é essencial para um organismo equilibrado.

A ingestão irregular de alimentos gordurosos e açucarados aliado a uma vida sedentária são os principais responsáveis pelo aumento do nível de colesterol no organismo.

Você sabe a quantidade de açúcar nos alimentos que consome?

Tabagismo: Fumar pode abaixar os níveis de HDL no organismo, o que resulta em maiores índices de LDL. Consequentemente, o risco de obstrução das artérias também se eleva.

Nível de colesterol

Para acompanhar o nível desse elemento no organismo, o paciente deve realizar exames de sangue. É recomendado que a partir dos 20 anos já se inicie o acompanhamento com frequência junto ao seu médico.

O resultado ideal para pessoas saudáveis é que o nível de colesterol total se encontre abaixo de 200mg/dL. No exame também é possível verificar a quantidade de triglicerídeos no sangue, que deve estar abaixo de 150 mg/dL.

Para pessoas que não se enquadram em fatores de risco e nem possuem antecedentes, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) indica as seguintes metas:

• Baixo risco: LDL abaixo de 130 mg/dL;
  • Risco médio: LDL abaixo de 100 mg/dL;
  • Alto risco: LDL abaixo de 70 mg/dL;

Porém, o médico determina a meta de cada paciente analisando caso a caso. Ele também poderá avaliar histórico familiar, situação física, além de solicitar outros exames subsidiários para determinar o nível de colesterol ideal.

Colesterol e a obesidade

Pessoas acima do peso ou em quadro de obesidade têm maiores chances de aumento no nível de colesterol no sangue.

A prática de atividades físicas e a alimentação saudável são o primeiro passo para quem busca emagrecer e controlar o colesterol.

Ainda que sejam hábitos constantes para uma vida mais equilibrada, há pessoas que não conseguem perder peso apenas mudando os hábitos.

Para esses casos, é indicado o auxílio médico, para a realização de procedimentos como a colocação do balão gástrico ou a gastroplastia endoscópica.

São duas alternativas para quem quer tratar a obesidade sem a realização de cirurgias.

Quer saber mais? Entre em contato conosco.