17 janBalão Gástrico: vale a pena para você?
Entra ano e sai ano e a preocupação com o emagrecimento associado à saúde e bem-estar continuam em foco. Mais de 60% dos brasileiros se encontram em quadro de sobrepeso, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representando um alerta para muitas pessoas que buscam ter uma melhor qualidade de vida.
Dentre os muitos procedimentos médicos existentes para auxiliar na perda de peso, este procedimento tem sido procurado por ser pouco invasivo e de recuperação mais rápida do que uma cirurgia bariátrica, por exemplo.
Mas será que vale a pena?
Antes de mais nada, é importante ter em mente que mesmo aprofundando o seu conhecimento sobre o assunto, somente um médico qualificado poderá te indicar qual o melhor tratamento, após uma avaliação do seu caso e condições de saúde.
Quem pode colocar o balão gástrico?
Mesmo sendo uma intervenção médica de baixo risco, há algumas exigências que precisam ser cumpridas para que o paciente se adéque a este tratamento. Saiba abaixo quais são:
- IMC igual ou maior do que 27;
- Não estar gestante;
- Não possuir nenhuma das seguintes doenças: úlcera péptica, hernia hiatal, problemas de coagulação;
- Ainda não foi estabelecida uma idade mínima ou máxima, portanto adolescentes e pessoas em idade avançada também podem estar aptos, desde que indicado pelo médico.
Existem preparos para quem deseja colocar o balão gástrico?
A aplicação do balão gástrico não é feita por meio de cirurgia, o que o torna um tratamento não invasivo para o paciente. Ainda, sim, é importante se atentar e seguir as recomendações médicas para os cuidados pré-colocação. Conheça algumas delas:
- Não usar medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico em sua composição por pelo menos 7 dias antes do tratamento se iniciar;
- Seguir rigorosamente a dieta líquida indicada pelo profissional da área, no período informado previamente;
- Jejum total 8 horas antes do procedimento começar;
- Realizar os exames médicos solicitados.
Dói para colocar o balão gástrico?
O procedimento é simples e realizado em ambiente com infraestrutura completa, a fim de garantir máxima segurança e comodidade para o paciente durante toda a colocação.
Para que o balão gástrico seja inserido no estômago da pessoa que busca reduzir peso com esse tratamento, é aplicada sedação ou anestesia para que o procedimento não provoque dores. Além disso, também não há necessidade de internação.
Como devo agir após realizar o procedimento?
Uma série de recomendações médicas serão instruídas ao paciente com os cuidados que ele deve ter durante o tratamento com o dispositivo. Um novo estilo de vida será necessário aplicado a esta pessoa, com reeducação alimentar, exercícios físicos e acompanhamento médico.
Se adaptar a essa nova rotina é importante para que o paciente continue com uma vida saudável mesmo após o término do tratamento.
Gostou deste conteúdo? Então nos siga nas redes sociais para não perder nenhuma dica sobre saúde e alimentação em nosso blog.
Você também pode gostar desses assuntos: