19 maioTudo o que você precisa saber sobre o reganho de peso
O reganho de peso é um dos maiores medos dos pacientes que se submetem à cirurgia bariátrica. A princípio, além da insatisfação com o próprio corpo, a recuperação parcial ou total do peso também traz de volta o risco aumentado das comorbidades, bem como a possibilidade de desenvolver novas doenças como a pressão alta, diabetes, entre outras.
Neste artigo iremos falar brevemente sobre o como funciona a cirurgia bariátrica, o que é o reganho de peso, porque ele acontece, como eliminar o reganho e dicas para se manter dentro do peso após a cirurgia.
Quer ficar por dentro deste assunto? Então, continue neste artigo e tenha uma boa leitura!
O que é a Cirurgia Bariátrica?
A Cirurgia Bariátrica é um procedimento cirúrgico cujo objetivo é promover o emagrecimento de pacientes que não tiveram sucesso na perda de peso com dietas, exercícios físicos e tratamentos clínicos.
A bariátrica pode alterar o sistema digestivo de três formas: por procedimentos restritivos, que restringem a ingestão alimentar. Disabsortivos, que diminuem a absorção dos nutrientes. E mistos, que combinam os dois métodos anteriores.
Embora a bariátrica possa oferecer muitos benefícios, todas as formas de cirurgia para perda de peso são procedimentos importantes que devem levar em consideração as características e as necessidades de cada paciente.
Além do procedimento cirúrgico, existem também outros tipos de procedimentos não invasivos que ajudam na perda de peso, como o Balão Gástrico. Para saber mais sobre ele, clique aqui.
O que é o reganho de peso?
O primeiro ano após a cirurgia bariátrica é o período em que mais se perde peso. Durante os primeiros 3 meses, a perda de peso é muito rápida, mas diminui com o passar do tempo. O peso mais baixo é atingido por volta de 9 a 12 meses após a cirurgia. Neste momento, cerca de 70 a 80% e, às vezes até 100%, do excesso de peso será eliminado, atingindo a meta para a perda.
Apesar disso, é comum que, no segundo ano após a cirurgia bariátrica, a perda de peso estabilize e que algum ganho de peso aconteça. A quantidade de reganho depende de cada paciente mas, o normal e esperado, é que a maioria dos pacientes ganhe de 5 a 10 kg.
No entanto, para muitas pessoas o reganho de peso após a cirurgia bariátrica ultrapassa esse valor e compromete a eficácia da cirurgia. Neste momento o paciente se dá conta de que precisa correr atrás do prejuízo e eliminar o excedente de peso.
Por que o reganho de peso acontece
Antes de mais nada, o corpo e o metabolismo de cada paciente reage de maneira diferente à cirurgia. No entanto, existem vários fatores que fazem com que pacientes que realizaram a bariátrica voltem a engordar. Em geral, os três maiores motivos são: dieta alimentar inadequada, falta de exercícios físicos e alteração na anastomose.
Geralmente, os pacientes que realizam a cirurgia bariátrica ficam focados nos dois primeiros anos seguindo corretamente as orientações médicas relacionadas à alimentação e ao estilo de vida.
A cirurgia bariátrica pela técnica Bypass altera a anatomia do estômago e do intestino delgado. Durante a cirurgia, o estômago é conectado à segunda parte do intestino delgado através uma nova conexão chamada de “anastomose gastrojejunal”.
Com o tempo, a anastomose se dilata e esse alargamento permite maior entrada de alimentos, diminuindo a saciedade e aumentando a necessidade de comer cada vez mais. Nesse sentido, o aumento na ingestão calórica resulta no reganho de peso e a insatisfação de quem luta por uma vida mais saudável.
Elimine o reganho com o Plasma de Argônio
O reganho de peso causado pelo alargamento da anastomose pode ser eliminado através de um procedimento tecnológico e pouco invasivo chamado Plasma de Argônio. O Plasma de Argônio é um procedimento ambulatorial realizado por via endoscópica que tem como objetivo ajudar na perda de peso em pacientes bariátricos que tiveram reganho de peso.
Ele tem a função de devolver a sensação de saciedade ajudando o paciente na perda de peso e reintegração ao plano de tratamento multidisciplinar.
A correta indicação e aplicação do plasma de Argônio ajuda a diminuir a anastomose entre o estômago e o intestino, restaurando a restrição alimentar e ajudando o paciente a perder até 100% do reganho de peso ao aliar o tratamento com novos hábitos de alimentação e exercícios.
5 dicas para se manter saudável após a cirurgia
1. Mantenha um estilo de vida ativo
Primeiramente, quanto mais ativa as pessoas forem após a cirurgia bariátrica, maiores são as chances de manter uma perda de peso sustentável. Exercícios para fortalecimento muscular e aeróbicos de baixo impacto são uma das melhores maneiras de minimizar a possibilidade de reganho.
2. Faça acompanhamento médico
Bem como a etapa anterior, o acompanhamento pós-operatório com uma equipe multidisciplinar é indispensável para atingir a meta da perda de peso. Desta forma, o acompanhamento especializado ajuda os pacientes a manterem o controle de suas metas e a identificar qualquer disfunção ou complicação pós cirúrgica.
3. Tome os suplementos vitamínicos
A cirurgia para perda de peso traz uma grande mudança na forma como o corpo absorve os nutrientes, pois restringe a quantidade de alimentos que o estômago pode consumir. A deficiência nutricional é relativamente incomum, mas o risco pode ser minimizado com suplementos vitamínicos apropriados.
4. Verifique de perto o que você come
Redobre a atenção com aquilo que você come. Do mesmo modo, esteja atento aos episódios de compulsão alimentar e mantenha o desejo por alimentos ricos em calorias sob controle. Diga não às tentações, senão isso pode atrapalhar seus esforços para perder peso.
Aproveite essa fase de readaptação para desenvolver uma relação saudável com os alimentos para o sucesso da perda de peso a longo prazo. Dessa forma, estabeleça esses hábitos precocemente e garanta resultados positivos em longo prazo.
5. Procure ajuda para eliminar o reganho de peso
Como dissemos acima, o reganho de peso é algo comum em pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica. No entanto, é possível eliminar esses quilos com ajuda especializada.
Por isso, se você perceber que os números da balança estão subindo, busque ajuda para saber se a sua anastomose está dilatada. Ela pode ser a causa do seu reganho de peso e com o Plasma de Argônio podemos reverter esta condição.
Conclusão
Por fim, embora a cirurgia bariátrica seja um dos caminhos efetivos para a perda de peso, existem condições, que estão além do processo cirúrgico, que podem favorecer o reganho de peso.
Seja como for, se houver reganho, investigue quais são as causas e trate a origem do problema. E se o problema for o alargamento da anastomose, saiba que a Clínica EDT está aqui para te ajudar.
Somos um centro especializado na colocação do Balão Gástrico e Endoscopia Diagnóstica, que alia a prática clínica ao que há de mais moderno e tecnológico para cuidar do sistema digestivo. Se você deseja agendar uma avaliação para a aplicação de Plasma de Argônio, clique aqui e preencha o cadastro.
E se você gostou deste artigo, não deixe de nos seguir no Facebook e no Instagram para receber mais conteúdos sobre saúde e bem-estar.