15 outComo se preparar para colocar o Balão Gástrico?

Muito costuma se falar sobre os diversos benefícios que o emagrecimento com o Balão Gástrico pode proporcionar aos seus pacientes.

Até por isso, cada vez mais pessoas estão buscando informações e profissionais para conhecerem mais sobre o método, e colocá-lo em prática.

No entanto, é pouco comum que sejam discutidos os processos necessários para antes do procedimento de inserção do balão.

Por isso, hoje vamos apresentar aqui tudo que você precisa fazer para se preparar corretamente para o tratamento, e com isso, extrair os melhores resultados possíveis. Vem conferir!

Quem pode colocar o balão gástrico?

Por mais que possa parecer bastante atraente, o Balão Gástrico não é indicado para todos. É preciso atender alguns requisitos para ser considerado apto ao tratamento intragástrico.

Resumindo, o requisito mais importante é que o paciente deve ter um Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou maior do que 27, além de já ter tentado perder peso com métodos mais tradicionais.

Você pode calcular o seu IMC em nosso site, onde disponibilizamos uma calculadora gratuita para você conferir como anda o seu peso.

Outro caso em que o balão é recomendado é para pacientes com IMC maior do que 50, como pré-operatório para pacientes que precisam emagrecer para realizar uma cirurgia bariátrica. 

Além disso, o candidato precisa ser maior de 18 anos de idade – em caso de pacientes menores, é preciso seguir alguns critérios especiais, avaliados pelo médico responsável pelo acompanhamento e procedimento.

Antes do procedimento

Se elegível a realização da inserção do balão gástrico, o paciente deve seguir ainda algumas recomendações antes do procedimento, para que tudo ocorra da melhor maneira possível.

Embora não se trate de um procedimento cirúrgico, o paciente vai receber recomendações bem específicas de como se preparar para a implantação do balão em seu estômago.

Entre elas, estão:

  • suspender medicação que contenha ácido acetilsalicílico por 7 dias antes do procedimento;
  • realizar uma dieta com líquidos pelos 3 dias anteriores ao procedimento, com o objetivo de se hidratar bem para os primeiros dias posteriores ao procedimento, além de reduzir as náuseas;
  • realizar jejum completo, de sólidos, líquidos e medicação, de 6 a 8 horas antes do procedimento;
  • utilizar roupas confortáveis no dia do procedimento;
  • comparecer à Clínica com um acompanhante maior de idade;
  • chegue ao local com antecedência de, ao menos, meia hora.

O Balão Gástrico é um método bastante eficaz de emagrecimento, que oferece resultados ainda mais interessantes para quem segue à risca todas as recomendações médicas.

Desde o momento do pré-procedimento, como indicamos neste artigo, até o trabalho realizado por toda a equipe multidisciplinar que vai acompanhar seu caso.

Dedicação é a palavra chave para quem deseja obter os frutos desse tipo de tratamento, como reduzir o seu peso em até 30%, para os mais esforçados.

Também contribui muito contar com um corpo médico qualificado, pronto para oferecer todo o suporte necessário, como é o caso da Clínica EDT.

Agende agora mesmo a sua consulta, e conheça de perto tudo que podemos fazer por você e pela sua saúde.