10 setDicas de dieta pastosa após aplicação do balão gástrico
Cuidar da saúde requer decisões de mudança, principalmente quando você está acima do peso, ou seja, obeso. A primeira tentativa é a dieta radical, que não é o melhor caminho. Você pode até chegar ao peso dos sonhos, mas depois vem o efeito sanfona e ganha-se mais peso ainda.
Para evitar isso e manter o peso ideal para toda vida, o método de aplicação do balão gástrico auxilia na diminuição do peso e atinge valores que são considerados ideais. Uma medida fundamental para o combate à obesidade e os diversos riscos que essa doença pode trazer à saúde.
Embora o procedimento para colocar o balão gástrico seja relativamente simples, existem diversos cuidados que devem ser mantidos no período imediatamente posterior. Sim, estamos falando da alimentação.
Pacientes que passam por cirurgia no sistema digestivo devem ter alguns cuidados especiais durante sua recuperação, principalmente em relação à alimentação, para que o resultado do pós-cirúrgico seja satisfatório. Uma das etapas de adaptação alimentar é a dieta pastosa. Durante as primeiras semanas, é indicado que a dieta seja líquida, passando gradativamente para uma fase de comida pastosa. Esse tipo de alimentação é indicado por conta de sua consistência mole, que facilita o processo de digestão.
O seu corpo precisa entender que ele mudou, após a aplicação do balão gástrico. Esse processo é extremamente importante para que o seu organismo volte a trabalhar bem, mesmo depois de algumas mudanças internas.
Muitos pacientes brincam que voltam a comer comida de bebê, aquela papinha na fase de adaptação e evolução, que depois vem os alimentos para mastigar e assim explorar novos paladares. Pois bem, é bem parecido mesmo, mas a diferença é que hoje sendo adulto e pós aplicação do balão gástrico já conhecemos ou “outros paladares”.
Basicamente, os alimentos permitidos durante a fase de comida pastosa, são aqueles que possam virar purê, serem amassados ou liquidificados. Ao contrário do que se possa imaginar, não é recomendado apenas misturar indiscriminadamente vários alimentos de uma só vez, como costumamos fazer durante as refeições sólidas.
Na dieta pastosa, os alimentos são combinados de maneira estratégica. Uma das indicações é montar sua refeição com um representante de 1 carboidrato, 1 proteína e 1 vegetal, mas em consistência de purê, ou seja, pastoso.
Por isso, ter um cardápio de dieta pastosa, que seja agradável para passar por essa fase sem sofrer é importantíssimo. Afinal, vai ajudar na sua digestão durante esse período de adaptação. Então, vamos deixar aqui algumas dicas de receitas fáceis e saborosas, anote!
Creme de legumes e frango
Ingredientes:
3 batatas médias
2 mandioquinhas ou batatas baroa
2 cenouras pequenas
1 cebola pequena
500 g de peito de frango desfiado
Cheiro verde
Azeite
3 dentes de alho
Sal a gosto
Queijo ralado ou muçarela ralada (opcional)
Modo de preparo:
Descascar e cortar os legumes. Colocar em uma panela de pressão o azeite e o alho, adicionando em seguida os legumes cortados e o creme de cebola. Cobrir com água fervente até tampar totalmente os legumes e tampar a panela.
Deixar na pressão por 8 minutos e retirar. Após abrir a panela, retirar os legumes com o caldo e bater no liquidificador por 2 minutos.
Em uma panela, refogar o peito de frango com sal a gosto, azeite e cebola. Despejar o caldo em cima do frango e mexer bem, desligar o fogo e salpicar cheiro verde por cima. Se necessário, bater a mistura com o frango no liquidificador também. Servir em seguida com queijo ralado (opcional).
Smoothie de Manga, Cenoura e Gengibre
Ingredientes:
2 cenouras médias
1 manga madura
1 pedaço pequeno de gengibre
2 colheres de açúcar mascavo
4 pedras de gelo
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e passe por uma peneira. Caso seja necessário, adicione espessante.
Purê de Ervilha com hortelã
(Fonte: Panelinha)
Ingredientes:
300 g ervilha congelada
1 cebola picada fino
2 colheres (sopa) de manteiga
¼ de xícara (chá) de água
folhas de hortelã lavadas a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo:
- Coloque a manteiga numa frigideira grande e leve ao fogo médio. Assim que derreter, junte a cebola e refogue por cerca de 3 minutos até murchar.
- Acrescente as ervilhas congeladas, misture e tempere com sal. Refogue por cerca de 5 minutos para descongelar. Acrescente a água e deixe cozinhar por mais tempo, até a ervilha ficar bem macia.
- Transfira as ervilhas (com o líquido do cozimento) para o copo do mixer. Acrescente as folhas de hortelã e bata até formar um purê liso, sem cascas ou grumos (se preferir bata o purê no liquidificador). Prove e acerte o sal. Transfira para uma tigela e reserve.
Alimentos proibidos na dieta pastosa
Os alimentos proibidos na dieta pastosa são alimentos duros, crocantes e secos. Alguns exemplos são os grãos, sementes como castanhas e amendoins, coco, biscoitos e alimentos de difícil digestão, como alimentos empanados, fritos ou embutidos, como salsicha, linguiça e presunto. Iogurte com pedaços de frutas, frutas com bagaço e casca, hortaliças folhosas cruas e alimentos com sementes também não são aconselhados.
Quando voltar a alimentação com comida sólida?
Não há protocolo, cada caso é um caso, e seguir à risca todas as recomendações médicas garantirá que sua recuperação ocorra dentro do esperado. O importante é respeitar os prazos e determinações referentes a cada fase de adequação alimentar. Outro fator que não deve ser esquecido é que todas as orientações sobre a quantidade de alimentos a serem ingeridos, durante a dieta, devem ser passadas pelo seu médico, junto ao seu nutricionista.
Gostou deste artigo? Para ler mais conteúdos como esse, acompanhe nosso blog, Facebook e Instagram.