06 dezEngordou depois da cirurgia bariátrica? Saiba como reverter isso
Perder peso é um desafio que requer determinação e comprometimento. Seja por iniciativa própria ou por intervenção médica como a cirurgia bariátrica, por exemplo, emagrecer demanda mudanças de hábitos e disciplina para que você se adapte à nova realidade.
Ainda assim, a longo prazo, os quilos perdidos podem voltar. Vale lembrar que ganhar até 10% do peso perdido em até dois anos de cirurgia é considerado normal. No entanto, questões como o sedentarismo, a ingestão de alimentos calóricos como doces, que não saciam a fome, e a ingestão de bebida alcoólica favorecem esse reganho.
De Acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), outro fator que também pode ser responsável pelos quilos de volta é a dilatação da anastomose gastrointestinal, que acomete 30% dos pacientes que se submeteram à cirurgia bariátrica.
Obesidade, cirurgia bariátrica e a sua saúde
Mais do que uma questão estética, o controle de peso é importante para melhorar a sua qualidade de vida e diminuir os riscos de enfermidades como:
– Colesterol alto
– Doenças no coração
– Diabetes
– Pressão alta
– Problemas respiratórios
Por isso, se você sofre com sobrepeso e não sabe mais o que fazer para reverter essa situação, é fundamental que procure a ajuda de um profissional. Ele saberá conduzir o melhor processo nessa sua jornada.
A cirurgia bariátrica é uma excelente alternativa para quem tem dificuldade em perder peso e precisa diminuir o número da balança. No entanto, como vimos no início do texto, muitas pessoas podem voltar a ganhar peso e uma das razões para isso é a dilatação da anastomose gastrointestinal, que você irá conhecer um pouquinho mais a seguir.
O que é a anastomose gastrointestinal?
A anastomose é a emenda cirúrgica feita entre o estômago reduzido e o intestino delgado. Ela deve ser justa mas, com o tempo pode acontecer naturalmente a sua dilatação, permitindo mais facilmente a passagem do alimento ingerido e a perda relativa da saciedade.
A boa notícia é que há solução para reverter essa dilatação por meio de uma técnica endoscópica, sem cirurgias. Trata-se da implantação do plasma de argônio, método que contribui para ajustar essa dilatação.
Confira melhor a seguir!
Plasma de Argônio
Conduzido por meio de uma equipe multidisciplinar, o plasma de argônio é um tratamento ambulatorial em que geralmente o paciente não precisa passar por internação e normalmente recebe alta logo após o efeito da anestesia.
Ele tem como objetivo diminuir a anastomose reduzindo, consequentemente, a fome do paciente, que fica saciado por mais tempo.
Como o procedimento é realizado?
Uma sessão de plasma de argônio dura em média 15 minutos e grande parte dos pacientes não relata nenhum tipo de incômodo durante o procedimento, somente sensações de queimação ou gases, em alguns casos.
No entanto, são necessárias de 3 a 4 sessões com intervalos de até 8 semanas, de acordo com a avaliação médica.
Saúde mental e a perda de peso
Para garantir o sucesso de toda grande transformação, é fundamental que as mudanças aconteçam de dentro para fora de cada indivíduo. Se você não tiver a consciência de que ao realizar uma cirurgia bariátrica ou o tratamento de plasma de argônio é preciso mudar os hábitos e rever seus costumes, dificilmente esse tipo de intervenção será duradoura.
Por isso, confie na sua capacidade, na sua força de vontade e conte com o suporte dos profissionais de saúde para afastar de uma vez a possibilidade de reganho e garantir que a sua saúde seja sempre sua principal prioridade.
Conclusão
Agora que você conhece mais sobre reganho de peso depois da cirurgia bariátrica e de como o plasma de argônio pode te ajudar com essa questão, entre em contato com a gente.
A Clínica EDT realiza esse procedimento e tem profissionais capacitados. Marque uma consulta e venha conhecer pessoalmente a estrutura e os médicos que podem ajudar a transformar a sua vida de forma a oferecer toda saúde que você precisa.
Gostou desse conteúdo e quer saber mais dicas e informações sobre saúde, emagrecimento e bem-estar? Visite o nosso blog e siga-nos no Facebook e Instagram . Nossas redes sociais sempre têm informações e dicas para te ajudar a ter uma vida mais saudável.