05 junPerda de Peso sem Cirurgia

Você sabia que é possível realizar a perda de peso sem recorrer a procedimentos cirúrgicos? Com o desenvolvimento de novas técnicas, como o balão intragástrico, pacientes que precisam perder uma quantidade expressiva de quilos não precisam mais submeter-se a cirurgias de caráter definitivo, que exigem pós-operatórios longos e altamente restritivos.
Entenda melhor!
Afinal, é possível a perda de peso sem precisar de cirurgia?
Sim. A perda de peso não cirúrgica é possível com a implantação de um balão intragástrico, artefato de silicone que diminui a capacidade gástrica e possibilita que pacientes que necessitam perder peso se satisfaçam com uma quantidade menor de alimentos.
O artefato, produzido com silicone antialérgico ultra resistente e preenchido com solução salina ou ar, também prolonga a sensação de saciedade, já que desacelera a digestão ao dificultar a passagem dos nutrientes e causa alterações nos níveis de grelina, hormônio que envia ao cérebro a mensagem de que está na hora de se alimentar.
O balão intragástrico é implantado em consultório médico via endoscopia. Trata-se, portanto, de um procedimento não cirúrgico, totalmente reversível, que não provoca dor e não envolve a mutilação de nenhum órgão do paciente.
Quais são as vantagens de optar pelo balão intragástrico?
Uma das melhores alternativas para pacientes que já tentaram sem sucesso reduzir o peso de outras maneiras, o balão intragástrico oferece uma série de vantagens, entre as quais se destacam a sua segurança e eficácia.
Como não é um procedimento cirúrgico, o risco de complicações graves ou de morte é baixíssimo e o tempo de recuperação é inferior ao da cirurgia bariátrica.
O paciente realiza o procedimento no consultório e pode retornar para casa no mesmo dia. Além disso, o método é totalmente reversível e, a critério médico, pode ser realizado mais de uma vez sem prejuízo à saúde do paciente.
Mais importante, trata-se de um método de emagrecimento bastante eficaz, que promove uma perda de peso expressiva em pessoas que não haviam conseguido emagrecer por outros métodos, principalmente aqueles que estão comprometidos como tratamento e o associam ao acompanhamento nutricional e psicológico e a prática regular de atividade física.
A meta mínima de perda de peso com balão intragástrico é de 10% do peso corporal total, com média de 20%. Em pacientes que seguem à risca as instruções da equipe multidisciplinar de tratamento, o emagrecimento pode ultrapassar os 30%.
Para quem o balão intragástrico é recomendado?
O balão intragástrico é especialmente recomendado para pacientes com índice de massa corporal (IMC) acima de 27 que nunca se submeterem à cirurgias no estômago e já buscaram sem sucesso a redução de peso via métodos tradicionais, como reeducação alimentar com acompanhamento especializado, prática de atividades físicas e até mesmo prescrição de medicamentos.
Além disso, a implantação do balão também é indicada para pacientes com IMC acima de 35 que não podem se submeter à cirurgia bariátrica por indicação médica e por aqueles com IMC acima de 50 que precisam reduzir peso para estarem aptos para a realização do procedimento cirúrgico.
Embora não haja qualquer restrição de idade para a utilização do balão intragástrico, a implantação em crianças deve ser acompanhada conjuntamente por pediatra e endocrinologista.
Qualquer que seja a idade do paciente, é importante realizar acompanhamento psicológico e nutricional e adotar a prática de exercícios físicos regulares para obtenção de resultados mais expressivos.
Quais são os principais riscos associados ao balão intragástrico?
Embora provoque desconfortos estomacais leves, como náuseas e vômitos, em 85% dos pacientes nos primeiros 5 dias, o balão intragástrico é um procedimento altamente seguro, com baixíssimo risco de complicações graves ou morte.
Em geral, os riscos são os mesmos que os associados a um exame de endoscopia comum. Como não há necessidade de cortes ou mesmo de anestesia geral, as complicações acontecem em casos muito raros e em geral estão ligadas a:
- obstrução do sistema digestivo provocada pelo deslocamento do balão;
- rompimento do balão com migração para o intestino;
- colonização por fungos;
- pancreatite;
- intolerância ao artefato.
Por que é melhor escolher o balão intragástrico?
Optar pelo balão intragástrico traz uma série de vantagens para o paciente que tem indicação médica e chegou a considerar um método mais invasivo. Saiba quais são elas:
- mais seguro: por ser um método não cirúrgico, as chances de complicações graves ou morte são baixas;
- reversível: caso o paciente não se adapte ou ao final do término do tratamento, o balão intragástrico pode ser retirado sem maiores dificuldades;
- sem cortes: o balão intragástrico é implantado por via endoscópica, sem necessidade de cortes ou da mutilação de qualquer órgão;
- sem internação: o procedimento pode ser realizado em consultório e o paciente volta para casa no mesmo dia;
- pós-operatório mais simples: como não há cortes, a retomada das atividades diárias acontece de maneira mais ágil.
Como você pode ver, o balão intragástrico é um método seguro e eficiente de perda de peso para pacientes que precisam perder uma quantidade expressiva de quilos e não obtiveram sucesso com outros métodos.
Leia aqui um comparativo entre a Cirurgia Bariátrica x Balão Gástrico para saber qual procedimento é mais indicado para cada caso.
Se você quiser obter mais informações sobre o procedimento, entre em contato agora mesmo com o Dr. Igor Marchetti na Clínica EDT e solicite o agendamento de uma consulta. Será um prazer atendê-lo!
Últimas postagens

13 abr 23Dúvidas frequentes sobre balão gástrico

12 abr 23Mudanças de hábitos de familiares também ajudam no processo de emagrecimento pós colocação de balão?

06 abr 2304 sobremesas para uma Páscoa saudável

04 abr 23Refluxo oculto, você sabe o que é?

27 mar 23Doenças invisíveis que a obesidade pode trazer
