05 junPerda de Peso sem Cirurgia

Você sabia que é possível realizar a perda de peso sem recorrer a  procedimentos cirúrgicos? Com o desenvolvimento de novas técnicas, como o balão intragástrico, pacientes que precisam perder uma quantidade expressiva de quilos não precisam mais submeter-se a cirurgias de caráter definitivo, que exigem pós-operatórios longos e altamente restritivos.

Entenda melhor!

Afinal, é possível a perda de peso sem precisar de cirurgia?

Sim. A perda de peso não cirúrgica é possível com a implantação de um balão intragástrico, artefato de silicone que diminui a capacidade gástrica e possibilita que pacientes que necessitam perder peso se satisfaçam com uma quantidade menor de alimentos.

O artefato, produzido com silicone antialérgico ultra resistente e preenchido com solução salina ou  ar, também prolonga a sensação de saciedade, já que desacelera a digestão ao dificultar a passagem dos nutrientes e causa alterações nos níveis de grelina, hormônio que envia ao cérebro a mensagem de que está na hora de se alimentar.

O balão intragástrico é implantado em consultório médico via endoscopia. Trata-se, portanto, de um procedimento não cirúrgico, totalmente reversível, que não provoca dor e não envolve a mutilação de nenhum órgão do paciente.

Quais são as vantagens de optar pelo balão intragástrico?

Uma das melhores alternativas para pacientes que já tentaram sem sucesso reduzir o peso de outras maneiras, o balão intragástrico oferece uma série de vantagens, entre as quais se destacam a sua segurança e eficácia.

Como não é um procedimento cirúrgico, o risco de complicações graves ou de morte é baixíssimo e o tempo de recuperação é inferior ao da cirurgia bariátrica.

O paciente realiza o procedimento no consultório e pode retornar para casa no mesmo dia. Além disso, o método é totalmente reversível e, a critério médico, pode ser realizado mais de uma vez sem prejuízo à saúde do paciente.

Mais importante, trata-se de um método de emagrecimento bastante eficaz, que promove uma perda de peso expressiva em pessoas que não haviam conseguido emagrecer por outros métodos, principalmente aqueles que estão comprometidos como tratamento e o associam ao acompanhamento nutricional e psicológico e a prática regular de atividade física.

A meta mínima de perda de peso com balão intragástrico é de 10% do peso corporal total, com média de 20%. Em pacientes que seguem à risca as instruções da equipe multidisciplinar de tratamento, o emagrecimento pode ultrapassar os 30%.

Para quem o balão intragástrico é recomendado?

O balão intragástrico é especialmente recomendado para pacientes com índice de massa corporal (IMC) acima de 27 que nunca se submeterem à cirurgias no estômago e já buscaram sem sucesso a redução de peso via métodos tradicionais, como reeducação alimentar com acompanhamento especializado, prática de atividades físicas e até mesmo prescrição de medicamentos.

Além disso, a implantação do balão também é indicada para pacientes com IMC acima de 35 que não podem se submeter à cirurgia bariátrica por indicação médica e por aqueles com IMC acima de 50 que precisam reduzir peso para estarem aptos para a realização do procedimento cirúrgico.

Embora não haja qualquer restrição de idade para a utilização do balão intragástrico, a implantação em crianças deve ser acompanhada conjuntamente por pediatra e endocrinologista.

Qualquer que seja a idade do paciente, é importante realizar acompanhamento psicológico e nutricional e adotar a prática de exercícios físicos regulares para obtenção de resultados mais expressivos.

Quais são os principais riscos associados ao balão intragástrico?

Embora provoque desconfortos estomacais leves, como náuseas e vômitos, em 85% dos pacientes nos primeiros 5 dias, o balão intragástrico é um procedimento altamente seguro, com baixíssimo risco de complicações graves ou morte.

Em geral, os riscos são os mesmos que os associados a um exame de endoscopia comum. Como não há necessidade de cortes ou mesmo de anestesia geral, as complicações acontecem em casos muito raros e em geral estão ligadas a:

• obstrução do sistema digestivo provocada pelo deslocamento do balão;
  • rompimento do balão com migração para o intestino;
  • colonização por fungos;
  • pancreatite;
  • intolerância ao artefato.

Por que é melhor escolher o balão intragástrico?

Optar pelo balão intragástrico traz uma série de vantagens para o paciente que tem indicação médica e chegou a considerar um método mais invasivo. Saiba quais são elas:

• mais seguro: por ser um método não cirúrgico, as chances de complicações graves ou morte são baixas;
  • reversível: caso o paciente não se adapte ou ao final do término do tratamento, o balão intragástrico pode ser retirado sem maiores dificuldades;
  • sem cortes: o balão intragástrico é implantado por via endoscópica, sem necessidade de cortes ou da mutilação de qualquer órgão;
  • sem internação: o procedimento pode ser realizado em consultório e o paciente volta para casa no mesmo dia;
  • pós-operatório mais simples: como não há cortes, a retomada das atividades diárias acontece de maneira mais ágil.

Como você pode ver, o balão intragástrico é um método seguro e eficiente de perda de peso para pacientes que precisam perder uma quantidade expressiva de quilos e não obtiveram sucesso com outros métodos.

Leia aqui um comparativo entre a Cirurgia Bariátrica x Balão Gástrico para saber qual procedimento é mais indicado para cada caso.

Se você quiser obter mais informações sobre o procedimento, entre em contato agora mesmo com o Dr. Igor Marchetti na Clínica EDT e solicite o agendamento de uma consulta. Será um prazer atendê-lo!