06 setQuando o plasma de argônio é indicado?

Antes de entramos no assunto sobre plasma de argônio, precisamos entender os dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), que estima-se que anualmente mais de 100 mil pessoas se submetem à cirurgia bariátrica para perda de peso. E cerca de 30% desses pacientes voltam a reganhar peso após algum tempo de operado. O motivo desse reganho de peso é a dilatação da anastomose gastrointestinal feita na cirurgia.

A anastomose nada mais é do que a emenda cirúrgica feita entre o estômago reduzido e o intestino delgado. Ela deve ser justa (igual ou menor que 10mm). Com o tempo a dilatação pode ocorrer naturalmente permitindo a passagem fácil do alimento ingerido e perda relativa da saciedade. Para ajustar essa dilatação é feito o plasma de argônio, ou seja, uma técnica endoscópica.

Ele é usado há muito tempo no Brasil, mas em 2009 foi aplicado para buscar o efeito restritivo da cirurgia e evitar o reganho de peso do paciente.

O plasma de argônio também é aplicado em outras situações na endoscopia digestiva, como por exemplo, hemostasia (parar sangramentos), dissecção de tumores que obstruem qualquer órgão, cauterização de lesões que sangram no trato digestivo e para provocar uma cicatrização ou retração cicatricial em qualquer área do trato digestivo.

Procedimento do Plasma de Argônio

Em média, uma sessão de plasma de argônio dura 15 min. A maioria dos pacientes não relata absolutamente nada durante o procedimento, somente uma sensação de “queimação” ou gases. Na maioria das vezes não há a necessidade de internamento.

No entanto, são necessárias de 3 a 4 sessões intervaladas de até 8 semanas, de acordo com a avaliação do seu médico. O procedimento pode melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

Para quem é indicado?

As indicações com plasma de argônio estão inclusos:

– Pacientes submetidos ao Bypass Gástrico e que não perderam a quantidade de peso prevista.

– Pacientes que perderam a quantidade de peso prevista, mas que obtiveram uma recidiva (reganho de peso).

Quais as contraindicações para o Plasma de Argônio?

O procedimento não está indicado quando não há dilatação da anastomose, ou em casos de úlceras, anéis próximos a anastomose e uso crônico de medicamentos como corticoides. Outras condições de risco também incluem o risco de sangramento aumentado.

Além disso, o procedimento é contraindicado caso o paciente não faça as mudanças necessárias em dieta e comportamento que auxiliam no tratamento, como restrição de alimentos calóricos como doces e álcool e prática de atividades físicas regulares.

Quais as vantagens do Plasma de Argônio

  • Bastante seguro, com baixíssimo índice de complicações graves.
  • Eficaz em mais de 70% das vezes quando o objetivo é fechar a anastomose.
  • É feito por endoscopia, sem anestesia geral.
  • Tratamento ambulatorial: o paciente realiza o procedimento e recebe alta no mesmo dia e não há necessidade de centro cirúrgico.
  • Estenose (aperto) da anastomose com 2 a 3 sessões normalmente.
  • Tratamento pouco sintomático após cada sessão de aplicação.
  • Tratamento endoscópico, minimamente invasivo, sob sedação endoscópica, sem necessidade de anestesia geral.
  • Custo menor que os métodos disponíveis atualmente.
  • Não há necessidade de afastamento do trabalho.

Quais as desvantagens do Plasma de Argônio

  • Convênios não cobrem o procedimento.
  • É necessário mais de uma sessão normalmente.
  • Não há garantias de resultados e pode haver recidiva com o tempo.
  • Há efeitos colaterais raros como dor abdominal (menos de 5%).

O que precisa fazer após o procedimento?

É necessário seguir uma dieta de pelo menos 20 dias, muito parecida com a dieta da bariátrica. Tomar medicamentos para proteção do estômago e que ajudem na cicatrização do local onde foi aplicado o argônio.

Conclusão

Agora que você conhece mais sobre o plasma de argônio, podemos sugerir que procure uma clínica devidamente equipada e munida de profissionais capacitados para realizar o tratamento com o máximo de segurança e eficácia.

A Clínica EDT realiza esse procedimento e tem profissionais capacitados. Marque uma consulta e venha conhecer pessoalmente a estrutura e os médicos que podem ajudar a transformar a sua vida de forma a oferecer toda saúde que você precisa.

Gostou desse conteúdo e quer receber mais dicas e informações sobre saúde, emagrecimento e bem-estar? Nos siga no Facebook e Instagram. Nossas redes sociais sempre têm informações e dicas para te ajudar a ter uma vida mais saudável.