30 marRedução de estômago sem cirurgia: conheça o método por endoscopia

Estima-se que 700 milhões de adultos no mundo estejam em condição de obesidade até 2025. Segundo a Organização Mundial da Saúde, esses dados representam uma grande preocupação para a comunidade médica. A redução de estômago sem cirurgia pode ser uma alternativa para essas pessoas.

A mudança de hábitos alimentares e adotar atividades físicas na rotina são os métodos mais indicados para a cura, porém muitas pessoas podem não conseguir emagrecer somente com dieta e exercício.

Por isso, existem muitos tratamentos para auxiliar na perda de peso, o mais conhecido é a Cirurgia Bariátrica, mas por ser um procedimento muito invasivo, que pode apresentar recuperação lenta e dolorosa, há um certo receio dos pacientes.

Mas também existem métodos menos invasivos, como o balão gástrico e a gastroplastia endoscópica.

Antes de conhecer cada uma dessas técnicas, como identificar quadro de obesidade?

Como identificar quadro de obesidade?

São consideradas obesas pessoas que possuam Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou acima de 30, claro que relacionado à quantidade de gordura, estilo de vida e presença de doenças originárias a partir do ganho de peso, como aumento de triglicérides e colesterol, desenvolvimento de diabetes, presença de gordura no fígado, entre outras.

Por exemplo, alguns atletas podem apresentar IMC acima de 30 por conta do grande volume de músculos que elevam os números na balança, mas isso não significa que são obesos.

É importante fazer avaliação junto a um grupo multidisciplinar, com médicos endocrinologista, nutricionista, psicólogo, além de um educador físico, para identificar as causas do ganho de peso, assim como os motivos que dificultam sua perda e propor a melhor estratégia para cada caso.

No Brasil, o Ministério da Saúde monitora o índice de obesidade e sobrepeso por meio da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) e do sistema de Vigilância de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

Mas afinal: o que é a gastroplastia endoscópica?

Esse procedimento visa a redução do estômago, assim como a bariátrica, porém o paciente não precisa se submeter a cirurgia.

Como é feito o tratamento endoscópico?

Como o próprio nome sugere, por meio de um aparelho endoscópico, o médico realiza pequenas suturas no corpo gástrico do paciente. Durante todo o procedimento, o paciente está sob efeito de anestesia geral.

A partir disso, a capacidade de armazenar o alimento ingerido diminui, o que resulta em saciedade com uma menor quantidade de comida e por mais tempo.  Com isso, o paciente consegue fazer a reeducação do seu estilo de vida.

Quem pode fazer?

É indicado para pessoas com IMC entre 30 e 40, que não possuam doença metabólica e pacientes que não querem realizar operação bariátrica.

Por que fazer redução do estômago com endoscopia?

Existem muitos benefícios para quem opta por essa prática médica. Conheça alguns deles abaixo:

• Estima-se que o paciente perca até 20% da massa total inicial;
  • Baixos riscos, já que não há cortes ou anastomoses;
  • Recuperação rápida;
  • Pode ser feita mais de uma vez, inclusive em pacientes que já realizaram a bariátrica ou fizeram a aplicação do balão gástrico;
  • O procedimento é rápido, durando em torno de 90 minutos;
  • O paciente pode receber alta no mesmo dia;
  • O índice de sintomas durante a recuperação é baixo, mas muitos pacientes não sentem nem dor.

Gostou desse conteúdo? Siga nossas páginas no facebook e instagram, para receber mais informações sobre saúde e emagrecimento.