21 dezTratamentos para emagrecer além do balão intragástrico

O tratamento para emagrecer com saúde mais indicado é a mudança nos hábitos alimentares aliada à prática de exercícios físicos. Ainda sim, não podemos deixar de considerar que algumas pessoas têm mais dificuldade para perder peso, mesmo fazendo dieta.

Alguns fatores que podem dificultar o emagrecimento são:

  • Disfunções hormonais;
  • Genética;
  • Doenças associadas à obesidade, como gordura no fígado ou resistência insulínica.

Por isso, muitos pacientes acabam procurando por outros procedimentos médicos como tratamento para emagrecer. Você já conhece o balão intragástrico?

Se trata de um procedimento não cirúrgico, no qual se aloca um dispositivo via endoscópica no estômago, visando induzir a saciedade com menos ingestão de comida.

Mas além dele, que outras práticas podem ser feitas como tratamento para emagrecer? 

Conheça os tratamentos para emagrecer abaixo

Lipoaspiração

Ao longo dos anos, cirurgiões plásticos, através de trabalhos científicos e da prática cirúrgica em si, foram melhorando e aperfeiçoando as técnicas para eliminar gordura localizada por meio da lipoaspiração, tornando esse procedimento mais seguro.

Isso fez esse tratamento para emagrecer se popularizar no Brasil e um dos mais procurados pelos pacientes que querem perder peso.

O procedimento é invasivo e possui pós-operatório doloroso. Seu resultado está diretamente relacionado ao peso do paciente, ou seja, é contra indicado para pessoas com sobrepeso ou obesidade.

Abdominoplastia

Assim como a lipoaspiração, a abdominoplastia é procurada por quem deseja eliminar peso rapidamente. Também se trata de uma cirurgia plástica e é muito comum que seja feita em conjunto com outros tratamentos para emagrecer, como a lipo.

Além de eliminar a gordura localizada, também faz a retirada do excesso de pele que se forma após a perda de peso rápido.

Também não é indicado para pessoas com sobrepeso e obesidade, isso porque o paciente precisa estar dentro do peso correto, para que o sucesso do tratamento para emagrecer seja eficaz, uma vez que ele age direto nas gordurinhas difíceis de serem eliminadas.

Bariátrica

Essa técnica consiste na redução do estômago em pacientes com obesidade.

Também é um tratamento para emagrecer que apresenta riscos, além de a pessoa que optar por realizá-lo precisar adaptar toda sua rotina e hábitos, para se recuperar e não engordar novamente.

A redução no estômago pode provocar alteração no modo como o organismo absorve os nutrientes essenciais.

É indicado um acompanhamento com psicólogo durante todo o processo, desde o pré-operatório, uma vez que existem casos de compulsão alimentar em decorrência de quadros de ansiedade e depressão, o que pode fazer com que o paciente também perca os resultados obtidos na cirurgia.

Além disso, o paciente precisa fazer uma reeducação alimentar e inserir a prática de exercícios físicos no seu dia-a-dia após a recuperação do tratamento para emagrecer.

Gastroplastia endoscópica

Com o mesmo propósito da aplicação do balão intragástrico, a gastroplastia endoscópica é feita por meio da inserção de um aparelho flexível via oral, para reduzir o estômago, criando pequenas suturas no órgão.

Diferente dos tratamentos para emagrecer anteriores, essa técnica permite recuperação rápida ao paciente e as taxas de risco e rejeição são menores.

A gastroplastia endoscópica é indicado para pacientes com índice de massa corporal (IMC) entre 30 e 40 e que querem emagrecer, mas não optam pela bariátrica.

Quer saber mais sobre a cirurgia bariátrica e a gastroplastia endoscópica? Explicamos mais sobre as duas técnicas em nosso blog. Clique aqui para ler.

Gostou desse conteúdo? Acompanhe o nosso blog, facebook e instagram para receber mais temas relacionados.