08 out10 alimentos para evitar comer à noite

Já reparou que em alguma noite em que você comeu aquela pizza com os amigos, teve mais dificuldade para pegar no sono ou até dormiu fácil, mas o descanso não foi tão bom? Isso acontece porque alguns alimentos não devem entrar na sua rotina para comer à noite.

Pode parecer bobo, mas os cuidados com a alimentação noturna, além de influenciarem no sono, também podem interferir na sua saúde e atrapalhar a dieta de quem está tentando eliminar uns quilinhos.

Saiba abaixo quais são os 10 alimentos para se evitar comer à noite!

Antes de mais nada, é preciso entender como o nosso corpo funciona. Quando nos alimentamos, nosso corpo armazena energia em forma de glicogênio, que o organismo utiliza para metabolizar as funções vitais.

Acontece que comer à noite em excesso ou desfrutar de alguns alimentos pode fazer com que o corpo precise trabalhar mais para gastar essa energia acumulada, o que pode afetar o seu sono e saúde.

Os dez alimentos que você deve evitar comer à noite são:

1. Pizza

Além do carboidrato, a massa da pizza também é rica em gordura, assim como a maioria dos recheios. Comer à noite irá implicar em dificuldade para a digestão desse alimento. Por isso, o mais recomendado é que se coma pizza no horário do almoço, quando o nosso corpo precisa de mais energia para enfrentar o restante do dia.

2. Processados

Alimentos processados, como bacon, frios e industrializados além de gordurosos, são ricos em sódio. Além de dificultar o sono, podem trazer o surgimento de problemas cardiovasculares, retenção de líquidos e até mesmo hipertensão. Portanto, evite exageros e procure comer essas gostosuras durante o dia.

3. Bebidas alcoólicas

Ingerir muitos líquidos antes de ir para a cama pode atrapalhar o seu sono, pois você terá de levantar várias vezes para fazer xixi. Mas consumir bebida alcóolica antes de dormir não é recomendado, pois o álcool é um diurético, ou seja, ele faz com que seu corpo tente eliminar água em excesso no organismo não só pela urina, mas por suor também, o que pode ocasionar em você acordar desidratado.

4. Doces

Nada como uma sobremesa após a refeição para adoçar a vida, não é mesmo? Mas sabia que os doces, como sorvetes de massa e chocolates, são muito calóricos também? A dica aqui é apostar em picolés feitos em casa ou uma porção de fruta, como o abacaxi.

5. Cebola e alho

É recomendado que se evite consumir esses condimentos antes de dormir, principalmente crus. O alho e a cebola, se usados para comer à noite, podem ocasionar refluxo ou azia.

6. Cafeína ou termogênicos

Você já deve ter ouvido falar que a cafeína tira o sono. Assim como alimentos termogênicos (gengibre, canela, pimenta, etc.), bebidas ricas em cafeína como refrigerantes, alguns chás e o próprio café podem agir por horas no organismo. Por isso evite consumi-los antes de dormir.

7. Fritura

Com as dicas acima, você já deve até imaginar o porquê devemos evitar alimentos fritos à noite, né? Dê preferencia para comidas menos calóricas e mais leves, para não atrapalhar seu sono.

8. Carne vermelha

As carnes vermelhas possuem muita proteína e gordura, isso faz com que a digestão seja mais demorada. Opte por um prato de salada e uma porção pequena de frango ou até mesmo legumes para saciar durante a noite.

9. Cereais

Embora sejam importantes para o controle do intestino e parte de uma dieta equilibrada, os cereais devem ser evitados comer à noite, pois contém muitos açúcares, fazendo com que seu estoque de energia seja maior durante a hora de dormir.

10. Pratos pesados e excesso de líquidos

Evite comer lasanha, feijoada e demais pratos mais pesados à noite. Assim como também o consumo de muito líquido antes de dormir. Além de dificultar a digestão, você pode acabar levantando várias vezes para ir ao banheiro.

 

Isso não significa que você nunca mais vai poder comer aquele prato especial que você tanto gosta. Mas é necessário manter uma alimentação saudável para evitar problemas de saúde relacionados à hábitos desregrados. Em todo caso, não deixe de procurar um médico ou nutricionista regularmente, para acompanhar a sua rotina e indicar o que melhor se encaixa para você.

Gostou deste conteúdo? Quer conhecer mais sobre o assunto? Siga a Clínica EDT no Instagram e no Facebook, para ficar sempre por dentro das novidades em nosso blog. Compartilhe esse conteúdo com um amigo ou amiga.