27 agoSaiba como emagrecer com a reeducação alimentar

O dilema das dietas, a busca pelo corpo perfeito e as comilanças constantes, principalmente quando se tem uma compulsão por doces, estão sempre presentes no dia a dia das pessoas. Esse padrão de comportamento gera resultado no corpo por longos anos. A barriga aumenta, o braço fica grosso e por fim, aquele medo de subir na balança e ver que ganhou os quilos indesejados. Logo vem a reação “preciso emagrecer”. Você passa por isso? Quem não passa não é mesmo? Homens e mulheres de todas as idades em algum momento já passaram ou estão vivendo esse dilema.

Apesar de existirem promessas milagrosas para perder 10 quilos em um mês, a verdade que nem todos gostam de ouvir, mas é o que traz resultado para a vida toda e não para um tempo dela, é que para emagrecer a reeducação alimentar precisa ser colocada em prática diariamente ou seja, ter uma alimentação balanceada.

Sabe aquela frase “um passo de cada vez”? É o mantra da reeducação alimentar. Mudar a sua relação com a comida, a maneira como você pensa sobre ela e ingere no seu corpo leva um tempo e precisa ser uma decisão e estar disposta a mudança de comportamento.

É importante que a reeducação alimentar seja feita sob orientação do nutricionista, pois deve ser um processo gradual e que deve ter em conta os hábitos alimentares e estilo de vida anteriores. Além disso, o profissional pode fazer uma avaliação e determinar quantos quilos devem ser perdidos para que possa ser alcançado o peso ideal para a idade e altura, de forma que sejam prevenidas complicações para a saúde. Por falar nisso, você sabe qual é o seu peso ideal? Esse já é um bom começo para iniciar o processo de reeducação alimentar.

Como iniciar uma reeducação alimentar?

Para iniciar o processo de reeducação alimentar é preciso ter em mente qual o seu objetivo. Além do esforço e dedicação. Os deslizes acontecem e fazem parte do processo, o que não faz parte é deslizar o tempo todo. A reeducação não é fácil, por isso é importante entender que mudar a sua relação com o alimento é lento e gradual. Tenha em mente que é uma mudança para a vida toda, não precisa ter pressa. A pressa gera mais ansiedade e a chance de desistir aumenta.

Mudar o estilo de vida é outro passo importante que precisa ser feito e envolve outras ações, como mudança de comportamento alimentar começando pelo café da manhã, prática de atividade física, abandono de tabagismo, controle do stress, qualidade do sono, controle de doenças, a fim de otimizar os resultados benéficos da mudança alimentar, melhorar a saúde e a qualidade de vida.

Dicas para uma reeducação alimentar

  • Reflita de onde vêm os alimentos que você consome. Sem dúvida os alimentos que vêm da natureza, os orgânicos, são muito mais nutritivos.
  • Faça dos alimentos in natura ou minimamente processados a base da sua alimentação. Limite os processados e evite os ultras processados.
  • Fique de olho no rótulo dos alimentos. Desconfie de enormes listas de ingredientes, principalmente os que você não faz ideia do que seja.
  • Não se preocupe apenas com as calorias que você consome, mas sim com a qualidade nutricional dos alimentos.
  • Saia do sedentarismo. Pratique uma atividade física que você goste.
  • Beba água, a hidratação com água é muito importante porque a água não tem calorias e limpa as toxinas do corpo, facilitando a desintoxicação. O ideal é beber DE 30 A 40 ML/KG /PESO/DIA, mas se você tem alguma dificuldade em beber toda essa água, experimente colocar um pedacinho de gengibre ou espremer meio limão numa garrafa de água gelada e ir bebendo vários goles durante o dia.  Evite ao máximo tomar suco industrializado, refrigerante ou sucos naturais com açúcar porque eles fornecem energia extra, e não ajudam a te hidratar.
  • Escolha melhor os alimentos, as saladas, sopas e legumes cozidos vão passar a ter mais sabor quando você deixar de comer alimentos industrializados que estão cheios de aromatizantes e intensificam o sabor. Cozinhar os legumes com ervas e especiarias pode conferir um sabor mais agradável, facilitando a adaptação.

Conclusão

O emagrecimento através da reeducação alimentar é o ideal porque apesar da aparente demora para emagrecer, ela ensina a comer de forma correta, diminuindo o risco do efeito sanfona, que é comum em dietas muito restritivas.

Fazer uma dieta balanceada, orientada por um nutricionista, sem falhar nenhum dia, por 3 semanas garante que a reeducação alimentar tenha um bom início e vai se manter, e assim fica mais fácil emagrecer e ter uma saúde de ferro. A alimentação colorida é importante para uma dieta balanceada.

 

Gostou desse conteúdo e quer receber mais dicas e informações sobre saúde, emagrecimento e bem-estar? Nos siga no Facebook e Instagram. Nossas redes sociais sempre têm informações e dicas para te ajudar a ter uma vida mais saudável.