18 dez7 Dicas para manter a saúde no Verão

A estação mais quente do ano, queridinha por grande parte das pessoas, já chegou e cuidar da sua saúde no verão é fundamental para curti-lo da melhor maneira.

Essa é uma época em que muito aproveitam as altas temperaturas para ir a praias e, para evitar experiências negativas, é necessário bastante cuidado e atenção.

Portanto, se você deseja desfrutar das férias de fim de ano e todo o calor característico, não deixe de continuar nessa leitura conosco. A seguir, vamos apresentar 7 dicas bem pontuais, que vão te ajudar a cuidar e manter a saúde no verão.

1. Mantenha-se hidratado

Beber água é importante durante o ano todo, mas no verão, esse cuidado precisa ser ainda maior. Especialmente porque, devido ao calor excessivo, nossa transpiração é maior, e assim eliminamos muitos sais minerais – ferro, cálcio, magnésio, zinco, fósforo.

Essas são substâncias fundamentais para regular nossa pressão sanguínea, mas geralmente são expelidas através da urina. Entretanto, para amenizar a perda, que é feita naturalmente pelo corpo, é preciso se manter hidratado.

Além (é claro) de refletir diretamente no aspecto visual da pele, deixando-a muto mais saudável, outro ponto em que a hidratação é fundamental para manter a saúde no verão e durante todo o ano é no funcionamento do organismo.

Para não ficar somente na água, você pode incluir frutas e legumes ricos em líquidos, além de sucos, chás e água de coco. Agora, refrigerantes e sucos artificiais você deve manter bem longe, ok?

2. Proteja sua pele do sol

O verão é a estação mais esperada por aquelas pessoas que desejam garantir o tão desejado bronzeado. Por isso, existem alguns pontos de atenção ao ficarmos expostos ao Sol.

Embora faça bem à saúde, em doses comedidas, os raios solares podem oferecer riscos à pele se ela não estiver devidamente protegida, o que torna o uso do protetor solar (adequado a sua) indispensável. A recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é que o fator mínimo seja 30, ou 50 em casos de peles claras e mais sensíveis.

Não se esqueça de reaplicar o creme a cada duas horas, para que, ao fim do dia, o seu corpo tenha absorvido vitamina D, produzindo melanina de maneira saudável.

Por fim, vale lembrar que o recomendado é evitar a exposição solar entre as 10h e as 16h, quando a incidência dos raios solares é muito mais forte, ainda mais para quem desejar aproveitar o verão e manter a saúde em dia.

3. Diminua o consumo de bebidas alcoólicas

Com altas temperaturas, é comum que boa parte das pessoas associe a estação ao consumo de bebidas alcoólicas. De caipirinha à boa e velha cervejinha, é preciso atenção ao consumo exagerado.

Tente não consumir diariamente essas bebidas, além de reduzir as quantidades. O álcool contribui diretamente em sua desidratação, que já é bastante elevada por conta do calor.

Além disso, esse tipo de bebida também afeta o funcionamento dos rins, dificultando a eliminação de toxinas do nosso organismo.

Portanto, busque o consumo consciente, pois além de ficar com a saúde em dia, você se mantém longe da indesejada ressaca.

4. Não deixe de se exercitar – mas fique de olho no sol

A prática de atividades físicas mantém a sua importância regular, mesmo durante o verão quando as temperaturas estão mais altas. Portanto, a maior recomendação é evitar os horários mais quentes do dia, conforme já mencionamos antes – entre as 10h e as 16h.

Dê preferência pelo período da manhã, ou faça suas atividades ao fim da tarde, quando as temperaturas e a incidência solar estão mais amenas. Assim, você diminui a exposição a riscos como desidratação, insolação e inclusive queimaduras.

Não esqueça de sair de casa munido de uma garrafinha de água para hidratação regular, além de estar devidamente protegido com seu protetor solar.

Vale ressaltar que existem inúmeros exercícios que você pode fazer sem sair da sua casa e ainda manter a saúde em dia.

5. Cuidado com o ar seco

O ar seco comum ao verão pode ser bastante incômodo e prejudicial aos nossos narizes e pulmões. Portanto, vale lavar as vias respiratórias com soro fisiológico – essa medida serve para hidratar e, ao mesmo tempo, retirar as impurezas.

Durante as noites de sono, que podem ser bem complicadas no período, conte com o auxílio de vaporizadores ou mesmo de bacias com água no quarto, para que o clima se torne mais agradável.

Outra dica valiosa é: não recorra tanto ao uso do ar-condicionado. Embora ele pareça ser uma das melhores saídas para os dias quentes, seu uso constante pode oferecer alguns prejuízos às vias respiratórias.

Se possível, prefira janelas abertas e um bom e velho ventilador para se refrescar.

6. Atenção às suas roupas

Vale dar uma atenção especial às roupas que você vai utilizar durante o Verão, pois além de contribuírem diretamente com a transpiração do seu corpo, elas podem ajudar a te proteger da incidência solar.

Vista roupas feitas com tecidos mais leves e frescos, e dê preferência também às cores mais claras, que absorvem menos calor.

Aposte nos acessórios, que são excelentes aliados no combate aos efeitos do sol. Portanto, use e abuse de bonés, viseiras ou chapéus – óculos escuros também são válidos, desde que sejam feitos com lentes próprias para amenizar os raios solares.

Isso tudo nos traz um outro ponto de atenção: a umidade. Além da transpiração, é comum que passemos um tempo maior com a mesma roupa, o que possibilita o surgimento de fungos em algumas partes do corpo – como a micose.

Então evite vestimentas molhadas por muito tempo – dica que vale também para os seus pés. Seque-os bem!

7. Cuide da sua alimentação

A maior recomendação com relação à alimentação é se manter longe de frituras e refeições mais pesadas, pois sua digestão é complicada. Especialmente porque o calor faz com que o trabalho do organismo seja maior – com esse tipo de alimento, é possível causar uma sobrecarga ao sistema digestivo, o que resultaria em complicações gastrointestinais. Ter consciência do que você ingere, sabendo a diferença entre produtos in natura, processados e ultra processados, também é algo que também lhe ajuda a selecionar o que é mais saudável.

Assim como explicamos a importância da hidratação para manter a saúde no verão, é válido lembrar que existem alimentos que contribuem diretamente para isso. É o caso de frutas ricas em água, como o melão, abacaxi e melancia.

Não se esqueça de observar a validade e qualidade de produtos que irá consumir. O valor pode contribuir para que os alimentos estraguem mais rapidamente, possibilitando uma intoxicação alimentar.

Recentemente, falamos em nosso blog sobre como ter uma ceia de Natal moderada, sem exageros na alimentação. Dê uma passadinha por lá e confira algumas dicas interessantes para manter refeições mais leves, satisfatórias e saudáveis.

Com essas dicas em mão, você tem tudo para manter a saúde no Verão, podendo aproveitar cada segundo dessa estação. Vale sempre lembrar que, se manter distante da obesidade e de suas complicações, também é uma excelente contribuição com seu bem estar.

Por isso, procure a Clínica EDT para compreender qual é o seu peso ideal e como mantê-lo, cuidando de verdade do que você tem mais de importante: a sua saúde.

Continue de olho em nosso blog para ficar por dentro de todas as dicas e recomendações que temos para oferecer, visando sempre proporcionar uma vida saudável.