01 outDieta ou exercício: qual emagrece mais?

A busca pelo peso ideal é uma batalha travada diariamente, por muita gente. E mesmo com grande parte das pessoas tratando esse processo quase literalmente como uma guerra, as coisas não precisam ser tão extremas.

Na procura por uma vida mais saudável, há quem procure saídas mais rápidas, e por isso quer respostas e métodos praticamente milagrosos.

Nesse sentido, é comum ouvir por aí o seguinte questionamento: dieta ou exercício – qual emagrece mais?

Nós vamos te contar nesse artigo, e esperamos poder contribuir com sua adoção definitiva por uma vida saudável.

 

Perda de peso

Para que haja perda de peso, seja com exercícios físicos ou com uma alimentação balanceada, é preciso que aconteça um Balanço Energético Negativo.

Esse é o nome do processo que leva a redução no peso corpóreo de forma natural – há perda de peso quando são gastas mais calorias do que são consumidas.

Portanto, quem precisa perder peso tem que diminuir a quantia de calorias que ingere diariamente, ou aumentar o gasto energético, seja em atividades cotidianas ou na prática de exercícios físicos.

Mas a grande dúvida é: será que é possível emagrecer mais com uma reeducação alimentar ou graças a prática de atividades físicas?

 

As atividades físicas e a perda de peso

Incorporar as práticas de exercícios físicos na rotina é fundamental, não só para quem deseja perder peso, mas para todos que desejam manter um padrão de vida saudável.

No entanto, é bom destacar que praticar atividades físicas contribui diretamente para o aumento no gasto calórico, além de contribuir com um melhor funcionamento do organismo.

Atividades aeróbicas como corridas, caminhadas e ciclismo são bastante indicadas para quem pretende emagrecer. 

No entanto, diversos profissionais destacam que a musculação também é recomendada, especialmente por contribuir com o melhor funcionamento de nosso metabolismo, que ajuda o corpo a queimar calorias mesmo em repouso.

Agora, se você optar se dedicar apenas às atividades físicas, sem dar a devida atenção a sua alimentação, saiba que a perda de peso é possível: mas será  bem difícil, especialmente porque é normal consumir mais calorias do que são gastas.

 

Alimentação saudável e a perda de peso

Dessa forma, fica bem claro o quão importante é cuidar da alimentação, preparando refeições bastante variadas e balanceadas, com baixa carga de calorias.

E quando falamos dessa importância, vale dizer que ela vai muito além da perda de peso: uma vida saudável começa com o que ingerimos diariamente.

Outro ponto importante a ser destacado é que a adoção de uma reeducação alimentar contribui para evitar um grande fantasma de quem perde peso: o efeito sanfona.

Nutricionistas apontam que a dieta de quem pretende emagrecer deve ser recheada de carboidratos, que dão boa sensação de saciedade, como cereais integrais.

Também não podem faltar proteínas magras, gorduras saudáveis como azeite, castanhas e abacate, além de fibras solúveis, como é o caso da aveia, quinoa, chia e linhaça.

Por fim, vale dizer que embora seja mais fácil perder peso com a alimentação do que somente com a prática de exercícios, pois é mais simples restringir calorias do que queimá-las, a grande recomendação dos especialistas é outra:

 

A melhor solução é aliar exercícios e alimentação

Embora seja possível perder peso com uma ou outra escolha, os resultados mais efetivos são alcançados por quem alia reeducação alimentar e exercícios físicos.

Dessa forma, além do processo ser mais rápido, efetivo e equilibrado, você se mantém distante de perigos como o do efeito sanfona.

Claro, é fundamental contar com o auxílio profissional, no caso de professores de educação física e nutricionistas, que vão elaborar planos personalizados, baseados em suas necessidades individuais.

Portanto, incorpore os dois hábitos à sua vida e procure profissionais capacitados da área de saúde, para se manter em dia e manter afastadas doenças e complicações provenientes do sobrepeso, sedentarismo e da má alimentação.

Portanto, dê uma passadinha aqui na Clínica EDT e saiba como nossos especialistas podem te auxiliar a cuidar bem do seu corpo.

Enquanto isso, continue de olho em nosso blog para ficar por dentro das melhores dias que dizem respeito aos cuidados que você precisa manter consigo mesmo.