02 dezAfinal, existe carboidrato saudável?
O universo da nutrição é permeado de mitos e dúvidas que ocupam a mente e a dieta das pessoas. Alguns dos temas que estão sempre em voga e que nunca sabemos ao certo se podem fazer bem ou mal são o colesterol e a gordura. Agora, quem vem ocupando cada vez mais espaço nesse grupo de assuntos polêmicos há algum tempo são os carboidratos. Afinal, existe carboidrato saudável? Continua por aí que a gente explica para você!
O que são carboidratos?
Ao lado das proteínas e da gordura, os carboidratos são um dos macronutrientes fundamentais para o nosso organismo. Mas, se eles são tão importantes assim, por que devemos nos preocupar? A primeira resposta se encaixa para diversas outras situações relacionadas à sua alimentação: tudo em excesso pode te prejudicar, por isso, informe-se e tenha sempre moderação na hora de consumir algo.
O carboidrato aparece em forma de açúcar, amido ou fibras e fornece a maior parte da energia que o nosso organismo precisa para funcionar corretamente. Além disso, os carboidratos na forma de fibra são importantes para a função cerebral e para o sistema digestivo.
Basicamente, os carboidratos estão divididos em duas categorias, os complexos, também conhecido como carboidratos saudáveis, e os simples, que merecem uma atenção maior na hora do consumo.
Carboidratos simples
Geralmente, os carboidratos simples passam por processo de industrialização e perdem as fibras. Eles aparecem em forma de açúcar ou amido e são absorvidos rapidamente pelo organismo, fazendo deles uma fonte de energia rápida. O perigo do seu consumo é que o organismo transforma rapidamente esse tipo de carboidrato em açúcar, podendo levar a picos de insulina.
Confira alguns alimentos que muitas vezes fazem parte do seu dia a dia e que você nem sabia que contêm carboidratos simples:
- Bebidas adoçadas (como sucos artificiais e refrigerantes);
- Pão branco;
- Biscoitos e bolos;
- Doces e chocolates;
- Sorvete;
- Batata frita e chips;
- Massas refinadas.
Carboidratos complexos
Por surgirem como fibras, os carboidratos complexos fornecem energia de maneira mais lenta, porém, mais duradoura no organismo, proporcionando também mais saciedade. Outro ponto positivo dos carboidratos complexos em relação aos simples é que a tendência de serem convertidos em gordura é menor e não elevam tanto as taxas de glicose como os carboidratos simples. Eles também estão associados a níveis mais baixos de colesterol e não causam picos nos níveis de açúcar no sangue, o que diminui o risco de desenvolvimento de diabetes.
Mas, eu posso consumir qualquer tipo de alimento que contenha carboidratos? Saiba mais sobre alguns dos principais alimentos que contêm carboidratos e fique atento aos mais indicados para o consumo.
Conheça 12 opções de alimentos que contêm carboidratos saudáveis
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os carboidratos e a sua interação com o organismo, chegou a hora de conhecer algumas opções de alimentos que contêm carboidratos saudáveis e, por isso, podem aparecer com mais tranquilidade na sua dieta.
1 – Grão-de-bico
Os carboidratos encontrados nele são digeridos lentamente pelo corpo, ajudando a equilibrar os níveis de açúcar no sangue por conta do seu baixo índice glicêmico.
2 – Cevada
Rica principalmente em fibras solúveis, associadas a fatores como diminuição do colesterol, redução dos níveis de açúcar no sangue e o aumento da saciedade, ela também ajuda a estabilizar as taxas de glicose no sangue e a diminuir a inflamação.
3 – Quinoa
Não só é rica em fibras como também em proteínas, que também são responsáveis por manter a saciedade por mais tempo.
4 – Ervilha
Do grupo dos vegetais, as ervilhas são também classificadas como fonte de carboidratos saudáveis.
5 – Feijão
Nutricionalmente rico, o feijão é fonte não só de carboidratos saudáveis, mas de muitas fibras e proteínas, além de vitaminas e minerais.
6 – Batata doce
Figurinha carimbada nas dietas fitness, é excelente para a recuperação do corpo por conta dos carotenoides, que auxiliam na recuperação das células; dos amidos, que contribuem com o reabastecimento de energia; e as fibras e sua capacidade de promover saciedade.
7 – Aveia
É rica em fibras, entre elas a betaglucano, classificada como uma super fibra que atua na diminuição do colesterol. Quer uma dica? Combine aveia com alimentos de alta densidade nutricional como as frutas, que é sucesso!
8 – Abóbora
Proporciona aproximadamente um terço da quantidade de fibras e 30% de vitamina C necessários diariamente ao organismo. E eu tenho certeza de que você nem imaginava todo esse potencial…
9 – Lentilha
Mais uma excelente opção que contribui para a sensação de saciedade, já que é uma excelente fonte de proteínas e fibras.
10 – Milho-verde
E nada de enlatado e processado! Opte sempre pelos milhos naturais e orgânicos com grãos integrais, livres de qualquer tipo de processamento.
11 – Inhame
A essa altura você já está intima da sessão de hortifruti do supermercado. Explore o local e descubra o inhame, muito nutritivo e rico em carboidratos de absorção lenta. Este tubérculo traz diversos benefícios, podendo fazer parte das dietas de emagrecimento e para ganho de massa muscular.
12 – Frutas
Ricas em vitaminas e minerais, as que contam com mais carboidratos simples como manga, uva, pera e banana são ótimas para refeições antes e depois dos exercícios. As frutas com menos carboidratos como mirtilo, abacate, framboesa e morango não provocam grandes picos de insulina.
Mas, e aí? Os carboidratos são vilões ou aliados da sua saúde?
Como você pôde ver, os carboidratos são extremamente importantes para o nosso organismo e podem, sim, contribuir muito para a sua saúde, desde que consumidos de maneira correta e em porções moderadas, trazendo os benefícios que uma alimentação balanceada pode trazer. A grande vantagem é que eles podem ser ingeridos por meio de frutas, verduras e legumes, o que torna tudo ainda mais saudável.
Mas lembre-se, se ainda assim você tiver dúvidas, se não estiver alcançando os resultados esperados ou ainda, se precisa de uma dieta para alguma finalidade específica, procure sempre um nutricionista.
E então, você gostou desse conteúdo? Acompanhe nosso blog e as nossas páginas do Instagram e Facebook para ficar por dentro de todas as dicas e novidades sobre saúde e alimentação saudável.