30 marColoquei balão gástrico: e agora?

Já falamos anteriormente sobre o balão gástrico aqui em nosso blog. Desde como é feito o procedimento sem qualquer necessidade de cirurgia, até um comparativo com a cirurgia bariátrica, outro método de emagrecimento. Portanto, você já conhece quais são os pontos positivos de incorporar o balão gástrico como um auxiliar em seu objetivo de perder peso.

Porém, um assunto que pouco se fala e que desperta muita curiosidade por parte de quem deseja se submeter a esse procedimento é como é a vida com o balão gástrico?

Isso mesmo: quais são os cuidados necessários no dia a dia. O que é possível fazer ou não durante o tratamento com o balão?

Vamos trazer agora a resposta para essas e outras dúvidas. Então continue a leitura conosco e venha conhecer como se dá essa verdadeira mudança de vida!

Colocando o balão gástrico

A partir do momento em que o paciente opta por utilizar o balão gástrico em seu processo de perda de peso, algumas mudanças já são necessárias. Antes de tudo, é preciso ter bem claro para si que terá de alterar drasticamente sua rotina, caso queira, de fato, atingir os resultados desejados.

Claro, essas tomadas de decisão não serão feitas sem o devido auxílio em momento algum. Por isso, é fundamental procurar um corpo clínico devidamente capacitado, para que todo o apoio necessário seja prestado, e, assim, o procedimento ocorra de maneira natural desde as consultas iniciais com o médico responsável até a preparação e inserção do balão gástrico. Deste modo, o paciente poderá se sentir tranquilo pois além de contar com toda a orientação e supervisão profissional, qualquer dúvida ou imprevisto poderão ser rapidamente solucionados.

No entanto, uma vez que o balão gástrico esteja devidamente acoplado no estômago do paciente, é necessário revisar diversas atitudes para se adequar à nova realidade.

Uma nova vida com o balão gástrico

Como já salientamos, a simples introdução do balão gástrico não é suficiente para que o paciente reduza o peso e se mantenha com esse valor. Para que ele atinja seu potencial máximo, enquanto auxiliar no processo de emagrecimento, é necessário o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, bem como do interesse do próprio paciente.

Assim como em qualquer outro método adotado para a perda de peso, o balão gástrico também precisa da cooperação e colaboração do paciente para que dê certo. Uma vez que deixar de seguir corretamente as orientações médicas, o reganho de peso é uma consequência que fatalmente irá surgir. Ou seja: é preciso mudar, de fato, sua vida para que o novo peso almejado seja conquistado.

Você sabia que as perdas com o uso do balão gástrico podem girar em torno dos 20% do peso corporal total, chegando até a ultrapassar os 30%, em alguns casos?

Para atingir isso, todas as recomendações médicas precisam ser seguidas à risca. Confira abaixo:

Acompanhamento Nutricional

Um dos profissionais de maior importância no auxílio do paciente, sem dúvidas, é o nutricionista. Além de pensar em um cardápio específico para suas necessidades durante o período de adaptação ao uso do balão gástrico, será ele quem vai lhe introduzir uma nova forma de se alimentar dali em diante.

Logo de início, é preciso passar por uma adaptação na alimentação, até que o organismo se adapte ao balão gástrico e aprenda novamente a processar os alimentos corretamente. A primeira dieta de quem coloca o dispositivo é dividida em: fase líquida, fase pastosa, fase leve e a fase final, com comidas comuns, que já estamos habituados no dia a dia.

Você vai passar a comer em quantidades menores, por isso, precisa se alimentar de maneira correta depois da aplicação do dispositivo, para que seu corpo não seja prejudicado.

Por isso, esse profissional vai estudar a fundo seu caso e preparar uma dieta pensada exclusivamente em você. E mais do que isso: uma vez que você vai, literalmente, reaprender a comer, terá de incorporar esses novos hábitos de maneira rigorosa, inclusive quando o balão for retirado, que é um momento que exige muito cuidado para evitar o ganho de peso.

Portanto, trate de seguir todas as recomendações à risca!

Como funciona a dieta de quem acabou de colocar o balão gástrico?

Atividades Físicas

Sua vida com o balão gástrico vai exigir uma forcinha de sua parte para que renda os resultados esperados. E estamos falando literalmente: você vai ter que suar. Realizar atividades físicas é muito importante para a saúde como um todo e para quem deseja perder peso, muito mais.

Além de contribuir com o estado psicológico do paciente, uma vez que nosso organismo libera neurotransmissores que nos auxiliam no equilíbrio emocional, há a liberação de endorfina. Conhecida como “hormônio do bem estar”, ela melhora o humor, a memória, favorece o sistema imunológico, aumenta a concentração e até o prazer sexual.

Por isso, procure um educador físico para construir uma rotina de exercícios que consiga ser, ao mesmo tempo, prazerosa e ajude na redução do seu peso corporal extra. Opções não faltam e, com certeza você vai se encontrar em alguma delas.

Acompanhamento Psicológico

Nós também devemos nos mostrar engajados e comprometidos com essa nova rotina a qual estamos sendo submetidos, enquanto usuários do balão gástrico. E, na maioria das vezes, essa mudança acaba sendo um pouco drástica, e nos pegando desprevenidos. Nesse sentido, se faz fundamental a presença de um profissional da psicologia, que vai conseguir adaptar o paciente ao novo modo de viver que está encarando.

É muito normal que nossa própria mente nos engane, tente nos sabotar, nos levando a desistir do tratamento e não segui-lo da maneira adequada. Assim, o acompanhamento psicológico é determinante para a continuidade e sucesso do procedimento como um todo.

E nossa mente pode exercer influência direta sobre nosso corpo – sendo, inclusive, um fator preponderante em muitos casos de obesidade. Por isso, vale repetir aqui aquele velho jargão de que “mente sã, corpo são”.

Com todas essas dicas, ficou mais fácil compreender que é possível sim atingir as metas de perda de peso estipuladas no início do tratamento com o balão gástrico.

Você tem que fazer a sua parte também, uma vez que esse procedimento não realiza nenhum tipo de mágica. Se adapte ao novo estilo de vida com o balão gástrico e traga mais saúde para o seu cotidiano!

Ficou interessado em conhecer mais sobre o balão gástrico, ou quer tirar alguma outra dúvida relacionada a este assunto? Fique à vontade para nos contatar, pois será um prazer conversar com você!

Ah, e continue sempre de olho aqui em nosso Blog e redes sociais para ficar por dentro deste e de diversos assuntos que dizem respeito à sua saúde!