24 outComo o balão gástrico age no estômago
Já tratamos em nosso blog sobre o uso do Balão Gástrico como um grande facilitador no processo de perda de peso. Mesmo sabendo que ele é apenas uma parte dentro deste ciclo, e que o paciente também tem a sua parcela de participação, é inegável que esse procedimento contribui bastante.
No entanto, como é que se dá essa ajuda do balão gástrico no emagrecimento do paciente? Como de fato age o balão gástrico no estômago da pessoa que se submeteu ao seu uso? Existe algum tipo de mágica ou procedimento engenhoso em seu funcionamento?
Melhor conhecermos mais a fundo como funciona o balão, para que assim, se torne mais fácil também a decisão por optar, ou não, por ele.
Então vem conhecer melhor esse procedimento, que junto de outros tantos, é uma especialidade aqui da Clínica EDT.
O que é um balão gástrico?
O Balão Gástrico é um dispositivo, criado em silicone cirúrgico, atóxico e não irritativo que tem como finalidade ser inserido e inflado no estômago do paciente, para auxiliar na perda de peso. O Balão pode permanecer por até 12 meses no estômago do paciente.
O método é indicado para pacientes que têm Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 27 e já tentaram perder peso por métodos mais tradicionais. Também é recomendado no pré-operatório com IMC acima de 55 e que precisam perder peso para poder realizar a cirurgia bariátrica.
Uma das grandes vantagens do uso do balão gástrico é que ele é inserido por vias endoscópicas. Ou seja, com o auxílio do Balão Gástrico é possível conseguir a perda de peso sem a realização de qualquer cirurgia. Assim, o paciente consegue ser liberado e ter uma recuperação bem mais rápida do que no caso de procedimentos cirúrgicos.
Inicialmente, o balão é inserido vazio no estômago do paciente, para ser posteriormente preenchido com uma solução salina com azul de metileno. Este líquido colorido tem como finalidade indicar, na urina do paciente, caso haja alguma perfuração no balão, funcionando como recurso de segurança. Depois de cheio, ele pode ocupar de um quarto até metade do tamanho total do estômago.
Hoje, no Brasil, existem dois tipos de balão gástrico de preenchimento líquido:
Um dos modelos mais modernos disponíveis, adotado pela Clínica EDT, permite que sejam feitos ajustes no tamanho do balão no decorrer do tratamento. Isso pode acontecer caso o paciente necessite perder mais ou menos peso. Por conta disso, pode ficar por mais tempo no estômago do paciente – até 1 ano.
- Balão Gástrico de Volume Fixo
Uma vez preenchido, não permite qualquer tipo de ajuste ao longo do tratamento. Por isso, a duração do tratamento com ele chega a no máximo 6 meses, quando precisa ser retirado.
Como é colocado o balão gástrico?
O Balão Gástrico é inserido no estômago do paciente por meio de um procedimento que não envolve cirurgia nem cortes: a endoscopia. Ou seja, o dispositivo de silicone é levado até o estômago por meio de uma sonda endoscópica, e após total introdução, é insuflado com o soro específico.
Após o procedimento, que é relativamente rápido e simples, e paciente é liberado, assim que o efeito da sedação leve passar. É possível que haja algum desconforto, especialmente nos 3 primeiros dias posteriores ao procedimento, como náuseas e enjoos. São reações normais do organismo, uma vez que ele está se adaptando à um corpo estranho e a uma redução de espaço disponível.
No caso do balão ajustável, esse desconforto tende a ser menor, uma vez que o tamanho pode ser aumentando aos poucos, diferente do balão de volume fixo, este já é inflado em sua capacidade máxima, visando assim, atingir resultados mais rápidos.
Como funciona o balão gástrico no estômago?
O Balão Gástrico é inserido no estômago do paciente com o objetivo de ocupar espaço e consequentemente, gerar uma sensação de saciedade maior no paciente. Dessa forma, é normal que a ingestão de alimentos se torne menor, o que culmina na diminuição do peso corporal total do paciente submetido ao processo.
Lembrando que, no decorrer do tratamento, o volume do balão pode ser ajustado para atender as necessidades do paciente. Por exemplo: caso a perda de peso esteja abaixo do esperado, o balão é inflado, para que ocupe mais espaço no estômago.
No entanto, também é preciso acompanhar uma série de rotinas determinadas pela equipe médica responsável para que o procedimento realmente atinja os resultados esperados.
Desde acompanhamento nutricional, para revisar toda a forma como a alimentação será feita à partir do momento da inserção do balão; até o acompanhamento físico e psicológico, que são igualmente necessários para o sucesso do tratamento.
Resultados do uso do Balão Gástrico
Ao fim do tratamento, espera-se que a redução do peso seja de, ao menos, 10% à 20%. Porém, esses valores podem atingir até uma taxa de 30% quando o tratamento é seguido à risca. Assim, todas as etapas determinadas pela equipe multidisciplinar devem ser cumpridas à risca, uma vez que o tratamento não realiza nenhum tipo de milagre no paciente.
Portanto, a palavra-chave para o sucesso do tratamento com o balão gástrico é comprometimento. Além de se submeter à um procedimento, o que deve ficar bem claro para o paciente é que á partir daquele momento, ele precisa se adaptar e aderir a um estilo de vida completamente novo.
Desde a adoção de novos hábitos alimentares, até a inclusão de exercícios físicos e acompanhamento psicológico. O paciente precisa encarar a vida de uma nova forma para que então, enxergue de fato os resultados tão almejados no início do tratamento.
Agora que você compreende como funciona melhor o Balão Gástrico no estômago do paciente, ficou mais fácil optar por fazer o procedimento, ou não.
Claro, vale lembrar que contamos com mais materiais sobre o assunto, inclusive um ebook bem completo que vai te deixar inteirado quanto ao tema.
Mas se ainda assim houver alguma dúvida, por favor, fique à vontade para nos procurar e entrar em contato. Será sempre um prazer poder conversar com você!