24 setPor que você deve evitar o sobrepeso?

Com certeza você já ouviu alguém lhe dizer para tomar cuidado com o excesso de peso. É comum que vejamos as pessoas demonstrarem certo grau de preocupação quando estão alguns quilos acima do peso desejado.

No entanto, essa preocupação é, de fato, necessária? Existe motivo para se alarmar quanto ao ganho de peso? Confira no artigo que preparamos a seguir quais são os motivos pelos quais você deve evitar o sobrepeso: quais são os riscos e perigos que esse estado traz para sua saúde. Além disso, saiba como podemos ajudar você a combater este problema de saúde.

Então vem conferir esse conteúdo, e boa leitura!

Diagnóstico de sobrepeso

O sobrepeso é considerado uma condição anormal do corpo. Isso porque, nesse estado, a pessoa tem mais gordura em seu organismo do que o considerado ideal. Assim, sua saúde pode ser acometida por diversos malefícios – sobre os quais, inclusive, falaremos mais adiante.

Então como é possível detectar quem está acima do peso considerado ideal?

Uma das práticas mais utilizadas até hoje, é o cálculo do Índice de Massa Corpórea, mais conhecido como IMC. Por meio de um cálculo simples, a situação do paciente é avaliada. Mas este não é o único método que deve ser levado em consideração. O mais correto é buscar o auxílio médico, uma vez que o cálculo do IMC não leva em consideração, por exemplo, quantidade de músculos e taxa de gordura no corpo.

Porém, utilizando o IMC como indicador, é possível ter uma ideia de como anda sua situação com relação ao peso.

Para calcular seu IMC, basta dividir o peso pela altura elevada ao quadrado. Por exemplo: um paciente com 1,80 m e 85 kg fará o seguinte cálculo: 85/(1,80*1,80) = 26,23.

Abaixo, segue a tabela com os resultados que o IMC pode apontar:

 

IMC Resultado
< do que 18,5 Abaixo do Peso
Entre 18,5 e 24,9 Peso Normal
Entre 25 e 29,9 Sobrepeso
Entre 30 e 34,9 Obesidade Grau 1
Entre 35 e 39,9 Obesidade Grau 2
> do que 40 Obesidade Grau 3

Os brasileiros e o Sobrepeso

Foram divulgados, recentemente, dados bem preocupantes para os brasileiros. Segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2018, mais da metade dos habitantes do Brasil estão acima do peso.

De acordo com o levantamento, divulgado há pouco mais de um mês, 55,7% dos entrevistados têm sobrepeso. Esse valor é 30,8% maior do que o apontado em 2006, quando a pesquisa foi iniciada, pelo Ministério da Saúde.

O sobrepeso é considerado estágio anterior à obesidade, cujo número de brasileiros acometido pela doença também aumentou. Entre 2006 e 2018, a quantidade de obesos saltou de 11,8% para 19,8%, que é o maior valor já registrado pelo levantamento.

Por que evitar o sobrepeso?

Aliado ao sedentarismo e a má alimentação, o sobrepeso é considerado fator de risco para diversos tipos de doenças e problemas de saúde. Além de afetar a fertilidade de homens e mulheres, como já tratamos em um artigo anterior, o sobrepeso pode contribuir com o surgimento de complicações como:

  • Diabetes tipo 2;
  • Ácido Úrico
  • Hipertensão;
  • Doenças cardíacas;
  • Aumento da Pressão Arterial;
  • Acidente vascular Encefálico (Derrame);
  • Cálculos na Vesícula;
  • Diversos tipos de câncer.

Excesso de peso e o câncer

Uma das maiores complicações para a saúde que o sobrepeso e a obesidade estão relacionados é o surgimento de diversos tipos de câncer.

Um estudo realizado no Reino Unido fez com que pesquisadores chegassem à conclusão de que “não há evidência mais sólida para afirmarmos que os obesos estão mais propensos a sofrer com tumores”, de acordo com Felipe Osório Costa, oncologista da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp.

Embora ainda não haja uma explicação para a relação, quase todos os casos de relação entre câncer e sobrepeso tem como ponto de partida os adipócitos. São células que, além de armazenar gordura, também fabricam substâncias que controlam o funcionamento do organismo.

No entanto, um estudo realizado pela primeira vez no Brasil, foi mais específico, e apontou ligação direta entre o sobrepeso e a obesidade e 14 tipos diferentes de câncer. A pesquisa foi realizada pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em parceria com a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS). Os tipos de câncer apontados foram: o de mama na pós-menopausa, o de cólon e reto, de útero, da vesícula biliar, do rim, fígado, ovário, próstata, mieloma múltiplo (células plasmáticas da medula óssea), esôfago, pâncreas, estômago e tireoide.

A prevenção e o combate ao sobrepeso

A principal maneira de se prevenir quanto ao sobrepeso é buscar equilibrar hábitos de vida saudáveis, com uma alimentação balanceada e rica. Assim, procure adotar em sua rotina a prática esportiva, bem como cardápios mais variados, baseados em alimentos naturais.

A adoção dos mesmos hábitos pode ser usada também para combater o sobrepeso, uma vez que o problema já se encontra instaurado.

No entanto, somente uma avaliação médica poderá definir desde as causas, até os tratamentos mais indicados para o que tem feito seu peso ficar acima do considerado normal.

Neste caso, de acordo com a avaliação médica, pode ser sugerido o uso do balão gástrico. Por meio de um procedimento ambulatorial que não demanda cirurgia, o balão é introduzido no estômago do paciente. Dessa forma, o médico consegue introduzir um líquido especial, que preenche o balão causando saciedade no paciente. Assim, aliando a reeducação alimentar às questões emocionais, junto com a prática de atividades físicas, uma equipe multidisciplinar se encarrega de contribuir para que o paciente atinja seus objetivos relacionados à perda de peso.

A Clínica EDT é especializada em balão gástrico, e aqui você poderá realizar o procedimento completo: desde os diagnósticos iniciais até a introdução e acompanhamento posteriores ao procedimento.

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Acredita que há algum tema que poderia ter sido abordado neste artigo? Fique à vontade para entrar em contato conosco, e podemos bater um papo sobre este assunto.

Continue de olho em nosso conteúdo, pois mais artigos como este virão!