08 fev10 dicas infalíveis para melhorar os hábitos saudáveis no dia a dia

Cada vez mais as pessoas entendem que cuidar da alimentação, praticar atividade física e prezar pela qualidade do sono vai muito além de promover mudanças estéticas. Colocar o sedentarismo de lado e adotar hábitos saudáveis significa prezar pela saúde e priorizar a qualidade de vida.

Portanto, ao tomar consciência disso, as pessoas promovem mudanças bruscas, em um curto prazo e querem alcançar resultados rapidamente. Em alguns casos, esses resultados até vem, mas a probabilidade de não serem consistentes é enorme!

Pensando nisso, a gente separou para você 10 dicas infalíveis para melhorar os hábitos saudáveis no dia a dia e incorporar esses novos hábitos no seu cotidiano a longo prazo. Confira a seguir!

1 – Adote hábitos saudáveis começando pela atividade física

Cansou de ouvir que a prática de atividades físicas é importante, mas falta motivação para fazer dela um hábito saudável? Porque muitas vezes, as pessoas até começam a fazer algum exercício, mas falta continuidade e consistência para que isso venha a fazer parte da sua rotina.

Sendo assim, em primeiro lugar, tenha sempre em mente que movimentar o corpo melhora a qualidade de vida, previne doenças, causa bem-estar e gera descargas de adrenalina que impulsionam para outras atividades.

Se você acha que falta tempo na sua agenda para isso, procure algo que você gosta e comece aos poucos, duas vezes por semana, por exemplo. Um erro comum é começar uma atividade pensando no peso que será praticá-la ou em se preocupar com o desempenho logo de cara.

Outra dica é substituir hábitos.

Por isso, procure algo que você gosta e comece aos poucos, com uma ou duas vezes na semana. Insira gatilhos no seu cotidiano para começar a prática, como colocar as roupas adequadas ou sair de casa. Isso ajuda você a transformar essa atividade em rotina e a não deixar de fazer a ação.

E ainda, se preferir, comece uma rotina de exercícios físicos em casa, conheça os benefícios e algumas dicas clicando aqui.

 2 – Preze pela qualidade do seu sono

Um dos principais problemas relatados por pessoas que estão insatisfeitas com o trabalho é a falta de horas de sono. Dormir pouco e mal pode impactar diretamente a qualidade da sua saúde. Uma noite mal dormida resulta em problemas de atenção, no enfraquecimento do sistema imunológico, no descontrole das emoções, gera problemas de memória, aumenta riscos de doenças como o AVC, obesidade, câncer e doenças cardíacas.

O sono de qualidade contribui para uma vida melhor e mais longa. Cuide do que os especialistas chamam de higiene do sono. Que significa criar hábitos saudáveis na hora de ir para a cama.

  • Fique longe de aparelhos digitais algumas horas antes do sono.
  • Se alimente com comidas leves no período da noite.
  • Pratique meditação para dormir melhor e com mais facilidade.

3 – Adote uma alimentação saudável

Pratos coloridos geralmente remetem a uma refeição mais balanceada já que diferentes cores costumam representar nutrientes distintos. Tomar um bom café da manhã, se alimentar em pequenas porções diversas vezes ao dia, dar preferência a alimentos naturais e frescos, não pular refeições, são algumas das ações simples e fundamentais para seu bom-humor, sua energia e a qualidade de vida por meio da alimentação.

4 – Saúde mental contribui para hábitos saudáveis

A ajuda profissional por meio da psicoterapia é excelente para que tenhamos uma saúde mental equilibrada. Dessa forma, aprendemos como lidar melhor com o estresse diário e com as particularidades da vida pessoal, profissional ou familiar. A psicoterapia também pode fazer parte de um processo de apoio para superar um período difícil como o luto, transições de carreira ou uma separação.

Cuidar da saúde mental também ajuda a ampliar a inteligência emocional, promover o autoconhecimento e melhorar nas tomadas de decisões. Procure um psicólogo de sua confiança, conversar com um profissional pode fazer toda a diferença. 

5 – Alongue-se durante o dia

Usar o computador diariamente sem realizar pequenas pausas e alongamentos ao longo do dia pode causar graves problemas físicos. A falta de movimento pode contribuir para a obesidade, problemas na coluna, na circulação, dores e fadigas musculares.

Pequenas caminhadas, substituir o elevador por escadas, levantar-se por 5 minutos a cada meia-hora e alongar dedos, mãos, braços e pernas são pequenas atitudes diárias que contribuem demais para a sua saúde a longo prazo e, consequentemente, para a qualidade de vida.

 6 – Faça pausas regulares e programadas

O burnout é uma doença cada vez mais conhecida, resultado do excesso de trabalho. Geralmente, ela se manifesta em pessoas que trabalham por horas seguidas, sobrecarregadas com tarefas muito desafiadoras e que geralmente leva tarefa para casa.

Realizar pausas regulares na rotina de trabalho, limpar a mente, esclarecer ideias e se distrair são alguns hábitos saudáveis que contribuem para evitar doenças como o burnout. Negocie prazos e não deixe a sobrecarga exercer uma pressão elevada sobre você.

7 – Beba água

Sim, o simples ato de beber a quantidade mínima de água exigida pelo nosso organismo, de 1,5 a 3 litros, faz toda a diferença em sua qualidade de vida. No entanto, apesar de parecer banal, a maioria das pessoas esquece de beber água.

Manter a hidratação necessária faz com que o cérebro permaneça produtivo e ativo. Outros benefícios desse simples gesto são o controle da pressão sanguínea, a prevenção de cãibras, a proteção do coração, melhora do funcionamento do intestino, o transporte de nutrientes, o aumento da resistência física, a absorção de vitaminas, auxilia na redução de peso, entre outros.

Dessa forma, uma dica para te ajudar a criar esse é deixar sempre uma garrafa de água cheia por perto e ativar um alarme no celular para te lembrar a cada 1 hora. Também existem diversos aplicativos que podem te ajudar nessa função.

8 – Seja grato

A palavra gratidão caiu no gosto do brasileiro. No entanto, as pessoas banalizaram o termo e hoje muitas vezes a utilizam de maneira equivocada. Quando você quer agradecer alguém por algo, diga apenas obrigado. A gratidão vai além do agradecimento, ser grato é saber reconhecer as chances que temos de aproveitar a vida de diversas formas. Sendo assim, a gratidão é um estado de espírito onde paramos de sentir pena de nós mesmos e passamos a nos sentir contentes e ativos.

Sabe como exercitar a gratidão? Pare por um instante e reflita sobre aquilo que nos acontece. Isso nos leva a criar relações positivas com as coisas e com as pessoas.

9 – Não seja multitarefas

Querer abraçar o mundo e dar conta de diferentes tarefas ao mesmo tempo é uma das grandes ciladas que você pode se meter e, consequentemente, pode acabar comprometendo a sua qualidade de vida. O profissional multitarefas é um mito difundido no mercado corporativo, mas que precisa ser combatido.

Para fazer algo bem feito é preciso manter o foco e quanto mais compromissos você assumir, mais terá que dividir a sua atenção. Portanto, manter a atenção em uma única atividade e fazer intervalos a cada 20 ou 30 minutos ajuda você a aprofundar ainda mais o foco naquilo em que está dedicado.

10 – Afaste-se de pessoas negativas

Um bom ambiente de trabalho está diretamente relacionado ao seu bem-estar. Relacionamentos tóxicos com colegas e chefes interferem no seu dia a dia e, por isso, é necessário manter uma relação positiva mesmo com as pessoas que não gostamos tanto ou que não temos afinidade.

Procure, então, conversar com as pessoas sobre as situações negativas e encontrar soluções para os problemas aparentes. Se ainda assim a relação não estiver agradável, afaste-se daqueles que não trazem boas sensações para você.

Pequenas mudanças no dia a dia podem causar grandes impactos no futuro. Portanto hábitos saudáveis em diversos campos, da alimentação à saúde mental, passando pelo ambiente de trabalho, fazem toda a diferença e são fundamentais para melhorar a sua qualidade de vida.

Para saber mais sobre a relação dos hábitos com a vida saudável, a gente deixa aqui uma sugestão de leitura complementar para contribuir com as suas mudanças.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais dicas e informações sobre saúde, emagrecimento e bem-estar? Então visite o nosso blog e siga-nos no Facebook e Instagram. Nossas redes sociais sempre têm informações e dicas para te ajudar a ter uma vida mais saudável.