03 dezRedução de peso sem cirurgia? A gente pode te ajudar

Emagrecer não é tarefa fácil, mas é muito possível. Requer força de vontade, foco, constância, informação e, principalmente, preparo psicológico para acompanhar essa grande mudança de hábito que envolve o projeto da redução de peso.

Um passo fundamental é entender que o excesso de peso vai além das questões estéticas. A obesidade é uma doença crônica que, se não tratada, pode acarretar outras doenças como hipertensão, apneia do sono e diabetes. E, para que seja realizado o tratamento mais adequado em cada indivíduo, evitando complicações, é preciso que o diagnóstico seja realizado o mais cedo possível.

Além das dietas e uma boa rotina de exercícios físicos, alguns tratamentos podem ser bastante efetivos sem precisar realizar nenhum tipo de intervenção cirúrgica como por exemplo, a cirurgia bariátrica, mais popular de todas elas. Continue com a gente e saiba mais sobre o assunto!

Conheça alguns tratamentos que podem ajudar na redução de peso

Tratamento clínico

Primeira opção na maioria dos casos, o tratamento clínico pode envolver um time de profissionais formado por Endocrinologista, Nutricionista, Psicólogo e Educador Físico. Cada um deles deverá contribuir na condução do indivíduo nesse processo de mudanças que envolvem um novo jeito de se alimentar e a inclusão de exercícios físicos em sua rotina. Se necessário, os profissionais envolvidos no tratamento clínico poderão fazer uso de medicamentos também atrelados a novos hábitos alimentares e a uma rotina de atividades, fundamentais para que a mudança seja efetiva.

Para quem é indicado?

Geralmente, o tratamento clínico é o primeiro passo para quem quer emagrecer e procura por uma orientação profissional para organizar as mudanças necessárias ao sucesso na redução de peso.

Balão gástrico ou intragástrico

É um procedimento relativamente simples. Por meio de endoscopia, um balão de silicone é introduzido dentro do estômago em um procedimento que leva menos de 1 hora. Ele diminui a capacidade gástrica, fazendo com que o paciente se satisfaça com um volume menor de comida, além de dificultar a passagem dos alimentos, tornando a digestão mais lenta e contribuindo para prolongar a sensação de saciedade.

Para quem é indicado?

Recomendado para pacientes com grau de obesidade leve, com Índice de Massa Corpórea (IMC) a partir de 27, ele deve ser retirado depois de 6 ou 12 meses de uso, de acordo com o método escolhido e as orientações do médico responsável. Aproveite o período para rever os seus hábitos alimentares e mantê-los depois que retirar o balão.

Gastroplastia Endoscópica (Endossutura Gástrica)

Como o procedimento anterior, este também é pouco invasivo e realizado sem procedimento cirúrgico. Por via endoscópica, são realizadas pequenas suturas que produzem pregas internas na parede do estômago, reduzindo o seu espaço de armazenamento de alimentos e provocando, consequentemente, saciedade mais rapidamente no indivíduo.

Para quem é indicado?

Destinado a pacientes com IMC entre 30 e 40 que não queiram realizar nenhum tipo de cirurgia e que também não sejam portadores de nenhuma doença metabólica como a diabetes, por exemplo. Você se encaixa nesse perfil e procura uma solução de rápida recuperação, sem precisar de internação e com baixo índice de rejeição? Procure nossos especialistas e saiba mais sobre essa alternativa.

Lembre-se! O acompanhamento de uma equipe multidisciplinar é fundamental para o sucesso de qualquer que seja o procedimento realizado na busca desse novo estilo de vida, já que todos esses procedimentos envolvem mudanças de hábitos que deverão contribuir para a sua saúde e o seu bem-estar. No entanto, algumas mudanças podem começar por você mesmo.

A gente separou 6 dicas de atitudes que você pode adotar no seu dia a dia e que certamente contribuirão com a redução de peso. Confere aí!

Reduza o consumo de sal e açúcar

O sal de cozinha utilizado para temperar alimentos, é rico em sódio, responsável pela retenção de líquidos, provocando inchaço. Já o açúcar em excesso transforma-se em acúmulo de gordura abdominal quando metabolizado no organismo.

Se você quer emagrecer de forma natural, risque esses itens da sua dieta. Vale lembrar que pães, massas e bolos também devem ser excluídos do seu dia a dia, já que podem conter grande concentração de sal e açúcar.

Hidrate-se

A água é um grande aliado para a sua saúde e traz mais benefícios do que você imagina. A ingestão diária das quantidades recomendadas (de 1,5 a 3 litros por dia) ajuda a desintoxicar o organismo, diminui a fome, aumenta a produção de urina e diminui a retenção de líquidos.

A hidratação é ainda mais efetiva quando associada à prática de exercícios físicos e a uma dieta balanceada.

Mexa-se

Todas as formas de perda de peso que falaremos aqui só fazem sentido quando aliadas à realização de exercícios físicos. Resumidamente, a conta é simples: para emagrecer é preciso eliminar mais calorias do que consumimos e as atividades físicas são ideais para esse déficit calórico.

A recomendação é que sejam realizados ao menos 150 minutos de exercício por semana. Por isso, priorize algo que te dê prazer já que, pode ter certeza, não será todo dia que você terá disposição para praticá-lo, mas é fundamental que você mantenha a constância para alcançar seus objetivos.

Consuma gorduras boas

Quando pensamos em gordura, automaticamente remetemos a alimentos que certamente não contribuem para uma dieta saudável. Por isso, a informação também é muito importante para que você entenda que nem toda gordura é prejudicial.

Alguns exemplos de alimentos onde você pode encontrar gorduras saudáveis são a chia, as nozes, o abacate e o salmão. Inclua-os em suas refeições para manter a ingestão calórica sem causar impactos negativos no seu corpo.

Acompanhamento nutricional

Ninguém mais indicado que um profissional para te orientar no processo de mudanças na sua alimentação. Cada alimento possui características próprias que podem ajudar ou prejudicar, se consumidos em excesso ou de maneira equivocada.

Um ponto primordial é que você entenda que não há fórmula mágica quando o assunto é emagrecimento. Muito cuidado com os cardápios que rolam por aí e com as dietas excessivamente restritivas. Como você já deve ter percebido, cada organismo possui suas particularidades e o que funciona para um amigo ou parente pode não fazer nenhum sentido para você. Procure um profissional para emagrecer de forma saudável e sustentável!

Fibras

Ignorar o consumo de fibras está entre as principais causas do aumento de indivíduos obesos. Consuma ao menos 30 gramas de fibras diariamente, dessa forma você consegue controlar melhor o seu peso e manter o aporte nutricional.

Não sabe por onde começar? Então, opte por frutas, alimentos integrais e lentilha, por exemplo.

Saúde e qualidade de vida

Na cultura atual de exaltação ao corpo e enquadramento aos padrões de beleza, emagrecer muitas vezes está relacionado a estar bem esteticamente. No entanto, nessa briga com o espelho, geralmente quem sai perdendo é você. Entenda que muito mais importante que estar dentro de padrões impostos pela sociedade, é estar com a saúde em dia, tendo sempre em vista a sua qualidade de vida. Está descontente com a sua saúde e o seu corpo? Procure um profissional e faça dessa mudança um compromisso consigo, mesmo, já que certamente você será o melhor beneficiado com toda essa transformação.

Gostou deste conteúdo? Visite o nosso blog e leia mais sobre assuntos que contribuem com a sua qualidade de vida. Siga-nos também no facebook e instagram para saber mais sobre saúde e alimentação saudável.