14 janBeber água ajuda a emagrecer?

Quando falamos sobre perda de peso, uma das grandes dúvidas que envolvem o tema é se beber água ajuda ou não a emagrecer. Sabemos que se manter dentro do peso ideal é um fator importante para a manutenção da saúde, no entanto, será mesmo que a ingestão de água é determinante para eliminar os quilinhos incômodos?

Para esclarecer essas dúvidas, coletamos informações de estudos científicos e a opinião de profissionais especialistas para levar até você a verdade sobre esse assunto. Ficou curioso(a)? Então, continue lendo o nosso conteúdo e mate a sua sede de conhecimento!

 

Afinal, beber água ajuda a emagrecer ou não?

Depende. Dar uma resposta com exatidão é algo delicado, afinal, não existem conclusões definitivas vindo de grandes estudos ou de especialistas que neguem, ou afirmem, categoricamente.

No entanto, boa parte do que já foi estudado e avaliado nos leva a crer que sim, beber água ajuda a emagrecer. Agora, você deve estar se perguntando: como alguns copinhos de água podem contribuir para a perda de peso?

Alguns estudos publicados apontam que o consumo de água em grandes quantidades contribui para acelerar o metabolismo e fazer com que o corpo queime um número maior de calorias.

Além disso, a água contribui com a distensão da musculatura do estômago promovendo a sensação de saciedade. Isso é possível graças à liberação da leptina e do PYY, dois hormônios que contribuem para que possamos nos sentir saciados e ingerir quantidades menores de alimentos.

Apesar disso, esses mesmos estudos indicam que a queima calórica oriunda da ingestão de água é relativamente baixa, além da sensação de saciedade variar de pessoa para pessoa. Por isso, o grande consenso é que a ingestão de água precisa ser aliada a bons hábitos alimentares e da prática esportiva para que, de fato, ocorra a diminuição do peso corporal.

 

Outros benefícios de tomar bastante água

Além de auxiliar no emagrecimento, a ingestão de água também contribui para o bom funcionamento do organismo e da saúde como um todo. Confira a seguir como ela atua no seu organismo:

Enquanto nos hidrata, a água carrega consigo pequenas quantidades de sais minerais, como magnésio, sódio e potássio. Nessa etapa, quem se beneficia são os rins, que absorvem tudo o que precisam para seu funcionamento e promovem uma grande limpeza dos sais excessivos prejudiciais.

O resultado é a eliminação de substâncias não utilizadas pelo organismo e o desinchaço corporal.

Outro benefício do consumo de água se dá na regulação intestinal. Quando ingerida em grandes quantidades a água promove a hidratação das paredes do intestino, fazendo-o funcionar como um reloginho.

Beber água auxilia até mesmo no combate de problemas respiratórios, pois ajuda as mucosas corporais a produzirem secreções que eliminam micro-organismos estranhos.

Vale dizer ainda que quem bebe bastante água tem uma pele mais bonita e saudável por conta da absorção dos nutrientes. Eles são os responsáveis pelo equilíbrio e hidratação das cútis, ajudando, ainda que indiretamente, na prevenção de rugas e marcas de expressão.

 

Quanta água devo tomar por dia?

Será que existe uma quantidade ideal a ser ingerida por dia? Apesar de muita gente dizer que o volume para ingestão é de 2 litros por dia, segundo os especialistas, a quantidade recomendada varia de 1,8L à 2,5L ao dia.

Mas, mais importante do que estabelecer metas, é se manter hidratado ao ponto de nunca sentir sede. Pois, quando a sede aparecer, é sinal de que seu corpo já está com menos água do que deveria.

Seja com o objetivo de emagrecer ou não, adicione a ingestão de água à sua rotina e dê ao seu organismo mais saúde e vitalidade. E por falar em saúde, continue acompanhando o Blog da Clínica EDT. Seu corpo e bem-estar agradecem!