24 nov5 dicas de como diminuir o inchaço e evitar a retenção de líquidos

Muito além de uma preocupação estética, o inchaço é um fenômeno que causa bastante incômodo, principalmente para as mulheres. Esse desconforto geralmente é resultado da retenção de líquidos, que pode ser consequência de diferentes causas: de doenças renais ou cardíacas a disfunções no metabolismo, TPM, alterações hormonais, alimentação rica em sódio ou, até mesmo, baixo consumo de água durante o dia.
Se você passa por isso, é fundamental que investigue quais as causas da retenção de líquidos já que determinadas situações requerem um acompanhamento médico, que irá te orientar em como diminuir o inchaço do seu corpo. Entretanto, adotar alguns hábitos mais saudáveis pode ser um excelente caminho a ser seguido.
Pensando nisso, separamos algumas dicas que irão te ajudar nesse processo.
Confira 5 dicas de como diminuir o inchaço e melhorar a qualidade de vida
Além de manter a pessoa hidratada, a água contribui com a melhora da circulação sanguínea, melhora do processo de digestão e para o emagrecimento. É recomendado que se consuma ao menos 1,5 litro de água por dia. Você tem consumido quanto?
Outra dica interessante é consumir alimentos ricos em água como a melancia, o pepino, o abacaxi e o tomate. Eles possuem propriedades diuréticas que ajudam a eliminar o líquido em excesso no organismo.
Você sabia?
Alguns chás possuem propriedades diuréticas que ajudam a aumentar a quantidade de urina produzida e eliminada. Inclua o consumo de chás de hibisco ou de salsinha, por exemplo. Eles ajudam a diminuir a concentração de sódio no corpo, diretamente relacionada à retenção de líquidos.
- Priorize proteínas magras
As proteínas magras são aqueles alimentos ricos em proteínas e com menor quantidade de gordura. Alguns desses alimentos agem como diurético natural, atuando na eliminação do excesso de água.
Você sabia?
Planejar um cardápio semanal pode fazer toda a diferença na hora de organizar as suas refeições. Com isso, você conseguirá distribuir o consumo de proteínas magras como ovos, queijos magros, soja, peixes e aves no seu dia a dia.
- Adote chás com cafeína em sua dieta
Chás com cafeína ajudam na liberação de toxinas e do excesso de líquidos. Desse modo, eles proporcionam benefícios como diminuir o inchaço e regular o seu metabolismo.
Você sabia?
Geralmente, associamos a cafeína apenas ao café e muitas vezes nem imaginamos que essa substância está presente também em chás como hibisco, chá verde, branco, dente de leão, alfafa e cavalinha. Escolha o de sua preferência e inclua na sua rotina.
- Caminhe ou pratique atividades físicas diariamente por pelo menos 15 minutos
Praticar exercícios físicos traz inúmeros benefícios e é fundamental para desinchar, já que favorece a circulação e impede a retenção de líquidos. Permanecer longos períodos sentado ou deitado contribui para que suas pernas fiquem mais inchadas e pesadas. Por isso, pratique exercício físico e faça pequenas pausas ao longo do dia para alongar e movimentar o corpo.
Você sabia?
Uma pesquisa publicada em 2011 pela revista “The Lancet” concluiu que realizar caminhadas diariamente por pelo menos 15 minutos pode aumentar a expectativa de vida em três anos. E então? Bora caminhar?
- Alimentação saudável
Uma alimentação equilibrada, rica em potássio, também é essencial para desinchar. Alimentos como castanha do Pará, espinafre, semente de abóbora, acelga, amendoim sem sal, abacate, banana, coco seco, levedura de cerveja, ameixa seca e pera ajudam a eliminar o sódio em excesso no organismo.
Você sabia?
Uma boa maneira de reduzir a ingestão de sódio, um dos grandes responsáveis pela retenção de líquidos no organismo, é substituir o sal por sal de ervas. Outra mudança importante é evitar o consumo de alimentos como presunto, salsicha, sopas e temperos prontos, picles e azeitonas, todos eles ricos em sódio.
A Clínica EDT preparou um quiz para te ajudar a localizar suas maiores dificuldades em emagrecer. Respondendo ele, você conseguirá dicas relacionadas ao campo em que você mais encontra dificuldades. E o melhor de tudo: as dicas, completamente personalizadas, de acordo com seu perfil, chegam para você na comodidade de sua caixa de e-mails! Clique aqui e responda agora, mesmo.
Mudar hábitos e adotar uma vida mais saudável traz inúmeros benefícios a pequeno, médio e longo prazo. Reflita sobre a sua maneira de consumir alimentos e a sua relação com o seu corpo. Se algo te incomoda, comece a sua transformação. As grandes mudanças nascem de dentro para fora e envolvem comprometimento consigo mesmo. E então, vamos melhorar seus hábitos?
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe para que ele também possa ajudar outras pessoas. Siga-nos também no Instagram, no Facebook e acesse o nosso blog para mais informações como essa.
Últimas postagens

13 abr 23Dúvidas frequentes sobre balão gástrico

12 abr 23Mudanças de hábitos de familiares também ajudam no processo de emagrecimento pós colocação de balão?

06 abr 2304 sobremesas para uma Páscoa saudável

04 abr 23Refluxo oculto, você sabe o que é?

27 mar 23Doenças invisíveis que a obesidade pode trazer
