18 jan5 dicas para que o balão intragástrico tenha o efeito desejado
O balão intragástrico é um dispositivo utilizado no tratamento da obesidade, seja pelos pacientes que querem emagrecer sem precisar passar por procedimentos invasivos, quanto para quem irá fazer a bariátrica e precisa perder alguns quilos para que a cirurgia seja realizada.
Emagrecer com saúde é uma tarefa multidisciplinar. Profissionais da nutrição, esporte, psicologia e endocrinologia devem ser considerados para esse processo, seja com uso do balão intragástrico ou não, uma vez que as causas que dificultam a perda de peso ou que contribuam para seu aumento no paciente podem vir de diferentes fatores:
- Má alimentação: o nutricionista ou nutrólogo auxiliará a fazer uma reeducação e na mudança do estilo de vida.
- Sedentarismo: a falta de prática de atividades físicas não só contribuem para o ganho de peso, como também podem estar diretamente relacionadas ao surgimento de outros problemas de saúde ligados à obesidade.
- Doenças / transtornos psicológicos: a ansiedade e a depressão podem fazer com que o paciente tanto perca o apetite, como também que ele desconte seus sentimentos na comida. No segundo caso, para identificar a origem da compulsão alimentar e poder tratá-la, é preciso se consultar com o profissional adequado.
- Hormônios: um outro fator que pode contribuir para o ganho de peso e a dificuldade para emagrecer são os hormônios desregulados. Isso pode acontecer por genética ou um estilo de vida sedentário, com alimentação pobre em nutrientes essenciais para o organismo e a prática de alguns hábitos nocivos, como a ingestão de bebida alcoólica e o tabagismo.
Esses profissionais multidisciplinares são responsáveis por auxiliar no sucesso do tratamento com o balão intragástrico. Mas, além de procurar a equipe especializada, para você obter o efeito desejado, é necessário se comprometer com a mudança no estilo de vida, incluindo a prática de atividades físicas e, principalmente, alterando os hábitos alimentares.
Veja 5 dicas para se alimentar melhor com o balão intragástrico:
1- Respeitar os intervalos das refeições
Tão importante quanto escolher bem os alimentos que ingere e optar por comidas saudáveis, é se atentar ao intervalo entre as refeições e também à quantidade das porções ingeridas.
Cada alimento tem uma função no nosso organismo e, assim como tudo na vida, exageros podem ser prejudiciais à saúde. Mesmo se tratando de uma fruta ou salada.
2- Mastigar bem os alimentos
Mastigar bem os alimentos também cumpre um papel importante, além da quebra em partes menores para que seja possível engolir a comida, contribui, por meio das enzimas presentes na saliva, para o processo de digestão e promover saciedade.
Por isso, o ideal é mastigar em torno de 30 vezes antes de engolir. Também é recomendado que os intervalos entre cada “garfada” ou “colherada” seja de 20 segundos, para que o organismo não entenda que você ainda está com fome depois de comer muito.
Isso também é importante na fase das dietas pastosas, pelo mesmo motivo: garantir uma boa digestão e promover saciedade.
Veja algumas dicas de receitas para a dieta pastosa em nosso blog.
3- Identificar os alimentos que causam desconforto
A ingestão de alguns alimentos pode gerar desconforto e intolerância no organismo, sendo possível o surgimento de alguns sintomas, como náuseas e vômitos.
Notifique o seu médico quando notar que alguma comida não está sendo bem aceita pelo seu corpo, para que ele possa adaptar a dieta.
4- Beber muito líquido
Beber bastante água, além de hidratar o corpo, também contribui para diminuir a sensação de fome e auxiliar na digestão, para o funcionamento adequado do intestino.
Pessoas que retém líquido facilmente e, por conta disso, ficam inchadas, precisam ingerir muito líquido ao longo do dia, podendo também inserir o consumo dos chás e sucos na rotina.
Mas lembre-se: acompanhar a ingestão de alimentos sólidos com qualquer bebida, irá atrapalhar a digestão e o tratamento com o balão intragástrico, portanto a prática não é recomendada!
5- Evite alimentos “sabotadores”
Para o sucesso do tratamento com o balão intragástrico, existem 2 tipos de alimentos sabotadores que você deve evitar a ingestão. São eles:
- Alimentos ricos em açúcares
- Bebidas gasosas
O açúcar, além de contribuir para elevar os índices de insulina no organismo e dificultar o emagrecimento, também são prejudiciais para o dispositivo, acelerando o envelhecimento do balão intragástrico, podendo provocar seu rompimento precoce.
Gostou deste conteúdo? Então, acompanhe o nosso blog, siga nossa página no facebook e instagram, para receber mais dicas como essa.