27 fevComo saber se estou no meu peso ideal?
Com certeza, em algum momento de sua vida, você já deve ter se pego pensando: será que estou dentro de meu peso ideal?
No entanto, muitas pessoas não sabem qual a importância de se manter dentro dessa faixa de peso considerada perfeita para a saúde. E mais do que isso: há quem não saiba nem o que é o considerado peso ideal, e nem como chegar à esse valor.
Para sanar todas as suas dúvidas relacionadas à esse assunto, nós aqui da Clínica EDT, sempre preocupados com sua saúde, decidimos preparar um artigo sobre o tema.
Então venha nos acompanhar nessa leitura, e dar a atenção merecida à sua saúde!
O que é o peso ideal?
É um consenso na medicina que se considera como ideal o peso corporal que não é associado ao aumento, ou risco do desenvolvimento de doenças ou problemas de saúde.
Portanto, peso ideal nada tem a ver com padrões estéticos, culturais ou de beleza, ao contrário do que muitos pensam. Se trata, estritamente, de uma questão de saúde.
Existem diversos estudos que apontam o sobrepeso e a obesidade como agentes que aumentam a probabilidade no desenvolvimento de determinadas doenças.
Desde problemas relacionados à qualidade de vida em geral, como falta de fôlego, problemas respiratórios e de sono, até doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes.
Há, inclusive, um estudo realizado no Reino Unido, que aponta que o excesso de peso contribui com o surgimento de alguns tipos de câncer.
Por outro lado, pessoas com peso muito baixo também costumam enfrentar diversos problemas de saúde. Há especialistas que acreditam que esse problema é ainda mais perigoso para a saúde do que a obesidade.
No entanto, como saber se estamos no peso ideal, ou não?
Índice de Massa Corporal, o famoso IMC
O indicador mais utilizado para dizer se alguém se encontra no peso ideal, ou não, é o Índice de Massa Corporal.
Também conhecido como IMC, o indicador foi adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e tem como função estabelecer em que padrão de peso determinada pessoa se encontra.
Atualmente, são três os níveis de peso com os quais o IMC trabalha, havendo variações dentro de cada um. Ou seja, o objetivo desse indicador é apontar e diagnosticar o baixo peso, sobrepeso e a obesidade – além, é claro, do peso ideal.
Por conta de um cálculo simples, é possível ter uma ideia de como está sua situação em relação ao peso, e ás complicações que ele pode trazer.
No entanto é importante ressaltar que o IMC não é o único fator a ser levado em consideração para avaliar perfeitamente o estado de um paciente. Só uma avaliação médica completa pode oferecer um diagnóstico preciso e exato.
Isso porque o IMC não leva em consideração, por exemplo, fatores como a taxa de gordura ou a quantidade de músculos presentes no corpo.
Calculando o seu IMC
O cálculo do IMC é bem simples, e você pode realizar em sua casa, para ter uma ideia de como anda a situação do seu peso corporal.
Basta dividir o seu peso pela altura, elevada ao quadrado. Por exemplo: um paciente com 1,80 m e 85 kg fará o seguinte cálculo: 85/(1,80*1,80) = 26,23.
Caso você deseje, nós contamos com uma calculadora de IMC em nossa página sobre Balão Gástrico, que vai facilitar bastante a sua vida.
De acordo com os valores apresentados como resultado, você pode ser enquadrado em uma das categorias apresentadas. Vale sempre lembrar que quanto mais afastado do que é considerado peso normal, mais risco você e sua saúde correm.
Confira abaixo a tabela com os resultados que o IMC pode apresentar:
IMC | RESULTADO |
< do que 18,5 | Abaixo do Peso |
Entre 18,5 e 24,9 | Peso Normal |
Entre 25 e 29,9 | Sobrepeso |
Entre 30 e 34,9 | Obesidade Grau 1 |
Entre 35 e 39,9 | Obesidade Grau 2 |
> do que 40 | Obesidade Grau 3 |
Peso ideal segundo o IMC: outros casos
É importante lembrar que os valores que fornecemos acima, em nossa tabela, são válidos para a população adulta, entre 20 e 65 anos.
No entanto, existem outros casos cujo IMC também pode ser calculado, e que contam com algumas particularidades.
Nesta situação, podemos citar:
- Gravidez
- Terceira idade
- Crianças
Como existem particularidades para cada uma dessas situações, o mais indicado é procurar o auxílio de profissionais da área médica para realizar um diagnóstico mais acertado.
Mas agora que já sabemos como calcular o peso ideal, como chegar até ele?
Como chegar – e se manter – no peso ideal?
Para buscar se manter dentro daquele que é considerado o peso ideal, é recomendado que a pessoa em questão busque auxílio de um profissional da área de nutrição. Assim, poderá adquirir hábitos alimentares mais saudáveis, que vão contribuir com sua perda – ou ganho – de peso, até a faixa mais indicada.
Além disso, também é indicado que seja consultado um profissional do ramo de educação física. Isso porque, aliadas à uma boa alimentação, as atividades físicas são excelentes para uma vida saudável.
Vale falar que no caso do sobrepeso, uma avaliação médica pode indicar que talvez seja necessário algum tipo de auxílio para essa perda de peso.
Neste caso, de acordo com a avaliação médica, pode ser sugerido o uso do balão gástrico. Por meio de um procedimento ambulatorial que não demanda cirurgia, o balão é introduzido no estômago do paciente. Dessa forma, o médico consegue introduzir um líquido especial, que preenche o balão causando saciedade no paciente. Assim, aliando a reeducação alimentar às questões emocionais, junto com a prática de atividades físicas, uma equipe multidisciplinar se encarrega de contribuir para que o paciente atinja seus objetivos relacionados à perda de peso.
Se você deseja saber mais sobre como funciona o Balão Gástrico, pode baixar nosso e-book completo sobre o tema.
A Clínica EDT é especializada em balão gástrico, e aqui você poderá realizar o procedimento completo: desde os diagnósticos iniciais até a introdução e acompanhamento posteriores ao procedimento.
Então se ainda ficou alguma dúvida sobre este assunto, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco. Além disso, continue de olho em nosso material, uma vez que sempre são postados aqui materiais que dizem respeito à sua saúde, e por isso, muito lhe interessam.