28 outA importância do acompanhamento psicológico na aplicação do balão gástrico

O balão gástrico é uma técnica que possibilita o emagrecimento em até 20%, sem a necessidade de o paciente passar por cirurgia. Ele é indicado para pessoas de qualquer idade, com índice de massa corporal (IMC) a partir de 27, que querem perder peso e não conseguem por meios tradicionais, como dieta, exercícios ou remédios.
Como funciona o balão gástrico?
Após uma avaliação médica, nutricional e psicológica, o paciente se enquadrando nos requisitos mencionados acima, está apto a realizar o tratamento com o balão gástrico.
Esse dispositivo é colocado de forma endoscópica no estômago com o objetivo de prologar a sensação de saciedade e ajudando o paciente a se satisfazer com uma menor quantidade de comida.
O procedimento provoca alterações hormonais e também pode ter ação neurológica, por isso é muito importante fazer um acompanhamento psicológico durante todo o tratamento com o balão gástrico.
Acompanhamento psicológico e o tratamento com balão gástrico
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), os países americanos possuem a maior taxa de obesidade no mundo. Só no Brasil, 55,4% dos moradores estão acima do peso.
A preocupação com a perda de peso aumentou com a pandemia da Covid-19, pois obesos estão entre as pessoas dos grupos de risco. Além disso, a obesidade pode agravar outros problemas de saúde, como diabetes, colesterol alto e gordura no fígado.
O processo de perda de peso pode ser difícil para algumas pessoas, assim como existirem causas psicológicas que tenham levado esse paciente a engordar, como ansiedade, estresse, algum trauma que tenha passado, entre diversos outros gatilhos.
Muitas vezes entendemos que a comida pode ser interpretada pelo cérebro como um mecanismo de compensação. Por exemplo, depois de um dia difícil no trabalho, você chega em casa e come uma panela de brigadeiro porque “mereceu” aquele momento.
O tratamento com o balão gástrico irá auxiliar no emagrecimento, mas só a aplicação do dispositivo não garante seu sucesso. É preciso seguir todas as orientações do médico, nutricionista, praticar atividades físicas e não abrir mão do acompanhamento psicológico.
Saiba alguns dos principais benefícios:
- Mapeamento de comportamento: o acompanhamento psicológico na aplicação do balão gástrico ajuda a mapear e identificar os gatilhos que contribuíram para o aumento do peso;
- Auto controle: o profissional irá ajudar o paciente a treinar o auto controle, depois de entender o que gera a compulsão alimentar;
- Mudança de hábitos: importante para controlar os impulsos, desenvolver habilidades para manter o peso e desenvolver pensamentos favoráveis para não comer se baseando pelas emoções;
- Manter o peso no pós tratamento: o acompanhamento psicológico durante todo o tratamento com o balão gástrico também ajuda o paciente não regredir para o peso antigo depois de encerrar o tratamento e manter hábitos saudáveis.
A Clinica EDT possui profissionais com de 10 anos no mercado, ajudando pacientes a perderem peso por meio do tratamento com balão gástrico. Temos uma equipe médica altamente capacitada, além de estrutura e equipamentos modernos para atender você com máxima excelência. Entre em contato conosco para obter mais informações.
Gostou desse conteúdo? Siga nossa página no facebook e no instagram para ver temas como esse.
Últimas postagens

13 abr 23Dúvidas frequentes sobre balão gástrico

12 abr 23Mudanças de hábitos de familiares também ajudam no processo de emagrecimento pós colocação de balão?

06 abr 2304 sobremesas para uma Páscoa saudável

04 abr 23Refluxo oculto, você sabe o que é?

27 mar 23Doenças invisíveis que a obesidade pode trazer
