14 fevO que é gastroplastia endoscópica
A obesidade é uma das doenças que mais preocupam, segundo a Organização Mundial da Saúde. Isso porque pode ser porta de entrada para outras doenças relacionadas ao sobrepeso, como colesterol alto, problemas cardíacos, gordura no fígado, entre outras.
Outro ponto que tem trazido reflexão sobre o tema é o questionamento do porquê as pessoas que se encontram nesse quadro estão mais propensas a riscos causados pela Covid-19.
Nessas condições, são muitos os casos em que pacientes acabam optando por alternativas no processo de perda de peso, e dentre as mais conhecidas estão:
- Bariátrica;
- Gastroplastia endoscópica.
Mas o que é Gastroplastia Endoscópica?
Esse é um procedimento para redução do estômago, considerado pouco invasivo, uma vez que não é feito por meio de cirurgias.
O médico realiza pequenas suturas no órgão, com o objetivo de garantir que o paciente tenha uma sensação de saciedade com pouca quantidade de comida. A técnica é feita via endoscópica, como o nome sugere.
Por conta disso, o pós-operatório possui menos riscos do que uma cirurgia bariátrica e, consequentemente, possui uma recuperação mais rápida quando comparada.
Para quem a Gastroplastia Endoscópica é indicada?
Ainda que uma opção para perda de peso, a gastroplastia endoscópica geralmente é indicada para pessoas com IMC entre 30 e 40 (níveis que podem classificar obesidade de grau I ou II).
Ela também pode ser recomendada para pacientes que são encaminhados para realizar cirurgia bariátrica pela técnica Sleeve ou então para pessoas que chegaram a fazer o procedimento normal e tiveram reganho de peso posteriormente.
Como é a recuperação da Gastroplastia Endoscópica?
Essa é uma fase que, assim como depois de qualquer outro tipo de procedimento médico, exige bastante cuidado, principalmente em relação a questões nutricionais.
Depois de realizar uma gastroplastia endoscópica, é necessário criar um novo hábito de consumo alimentar. Por isso, um acompanhamento e aconselhamento nutricional é de extrema importância.
Geralmente, a dieta inicial é feita exclusivamente com líquidos, para que o estômago não tenha tanto “trabalho” (o que é chamado de repouso gástrico), consiga se adaptar ao novo volume. Essa etapa também é importante para que nenhum tipo de resíduo possa romper as suturas da gastroplastia endoscópica.
A fase seguinte da dieta deverá ser feita somente com alimentos cremosos ou pastosos, também para oferecer um período de habituação do organismo com o novo nível de “saciedade”. E, por fim, a dieta geral hipocalórica individualizada, reforçando a necessidade de um acompanhamento de um profissional especializado em nutrição.
Seguir as datas de retorno com o seu médico para avaliação pós-operatória também é de extrema importância!
Qual é a quantidade de peso perdido com a Gastroplastia Endoscópica?
O organismo do paciente é um fator que deve ser levado em conta, bem como a maneira que ele seguirá as recomendações após o procedimento. Entretanto, a perda de peso estimada é de cerca de 20% da massa total inicial do paciente.
Hábitos como praticar exercícios físicos e reeducação alimentar são apenas duas opções que podem te auxiliar na perda de massa corporal. Entretanto, existem diversos outros procedimentos para redução de peso sem a necessidade de cirurgia.
Vale ressaltar que, caso você ainda tenha dúvidas sobre como é a Gastroplastia Endoscópica é realizada, você pode conferir um dos nossos textos sobre esse tema clicando aqui.
Gostou desse conteúdo e quer saber mais dicas e informações sobre saúde, emagrecimento e bem-estar? Visite o nosso blog e siga-nos no Facebook e Instagram. Nossas redes sociais sempre têm informações e dicas para te ajudar a ter uma vida mais saudável.