28 out6 dicas e cuidados com a dieta low carb

A dieta low carb vem ganhando força, principalmente com a repercussão entre os influenciadores e famosos nas redes sociais, por prometer eliminar peso restringindo a ingestão de carboidratos de alto índice glicêmico.

Você já ouviu falar da dieta low carb? Entenda melhor sobre o assunto abaixo e veja 7 dicas para praticar esse tipo de alimentação.

O que é a dieta low carb?

Traduzindo do inglês, “low”, baixo e “carb”, carboidrato. Sendo assim, é uma alimentação em que se consome pouco carboidrato nas refeições diárias. Existem várias vertentes desse tipo de regime alimentar, cada uma com um grau de restrição diferente, por exemplo, a dieta dunkan, a cetogênica e a paleolítica.

Em geral, o que elas têm em comum é que dividem em três grupos os alimentos: permitidos; permitidos com limitação e proibidos.

Alimentos permitidos na dieta low carb

  • Cortes magros de carnes, frangos e peixes;
  • Ovos;
  • Verduras e legumes;
  • Frutas com baixo índice glicêmico;
  • Laticínios;
  • Fonte de gordura boa, como nozes e azeite;
  • Chás, café e outras bebidas sem açúcar; 
  • Grãos (consumir moderadamente).

Consumo limitado

  • Tubérculos;
  • Leguminosas;
  • Frutas de alto índice glicêmico.

Alimentos proibidos

 

Ficou em dúvida sobre baixo e alto índice glicêmico? Entenda abaixo:

Na dieta low carb é usado bastante esse termo com alguns alimentos: índice glicêmico. Mas o que será que quer dizer?

O nosso corpo precisa de energia para se manter ao longo do dia e ela vem do açúcar ou gordura. Uma vez dentro do nosso corpo, esses fatores se transformam em glicose (açúcar) e as células sanguíneas transportam para os órgãos.

A velocidade com que os alimentos são transformados em açúcar e que o corpo leva para absorver essa energia está diretamente relacionada com esse índice glicêmico. Alimentos que demoram mais tempo para serem metabolizados pelo corpo possuem baixo índice glicêmico. Já os que se transformam em glicose mais rapidamente, são de alto índice glicêmico.

Quando o corpo não consegue gastar toda essa energia produzida, ele estoca em forma de gordura. Isso pode levar o paciente a ter problemas de saúde como resistência insulínica, doenças hepáticas e aumento de peso.

Por isso, é muito importante que atrelado à dieta low carb, seja mantida uma rotina não sedentária.

 

6 dicas para praticar a dieta low carb

Faça acompanhamento médico!

Antes de iniciar qualquer dieta, é indicado consultar um nutricionista ou nutrólogo. Esse profissional irá avaliar qual a melhor opção para você, com base em exames, rotina e condições diversas.

Não elimine todos os carboidratos

Muitos acreditam que na dieta low carb se eliminam todos os carboidratos, mas não poderiam estar mais enganados. Eles possuem uma função importante no nosso organismo, como explicado acima.

O segredo é entender os carboidratos complexos e simples e fazer boas escolhas para que seu corpo produza a quantidade necessária de energia que precisa.

Leia o rótulo dos produto

Muitos alimentos industrializados substituem um tipo de açúcar por outro mais processado ainda. Leia o rótulo dos alimentos antes de comprar, para te ajudar a fazer a melhor escolha.

Ainda sim, dê preferência por alimentos naturais e frescos.

Coma quando sentir fome

Algumas vertentes da dieta low carb dizem ser mais importante se alimentar quando sentir fome do que aquela famosa “regrinha” de comer de três em três horas. Por isso, voltamos na primeira dica: consulte seu médico para definir qual a melhor estratégia para você.

Estilo de vida

Muitas pessoas começam e param dietas inúmeras vezes e acabam sentindo que não da resultado. A questão é, entenda a dieta como um estilo de vida a ser adotado para melhorar a sua saúde e a forma de você enxergar os alimentos.

Elimine alimentos ricos em gorduras trans e saturadas da sua casa

Alimentos muito processados são ricos em gorduras ruins. Evite consumir itens como margarina, salgadinho, frituras e etc.

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com uma amiga. Siga nossas páginas no facebook e instagram, visite o nosso blog e saiba mais sobre alimentação e saúde.