14 dezDicas para não exagerar na ceia de Natal
Todo mundo sabe que o fim do ano reserva alguns momentos em que fica difícil não cair na tentação da gula e exagerar.
Isso porque entre todas as delícias de Natal e Ano Novo, as mesas costumam ser bastante fartas – em sua maioria, com alimentos e refeições que não costumam ser muito saudáveis.
Portanto, se você precisa de algumas dicas para não exagerar na ceia de Natal e manter tanto sua saúde quanto peso corporal em dia, continue acompanhando essa leitura conosco.
Separamos alguns cuidados que vale a pena você levar em consideração para que sua virada de ano não seja cheia de arrependimentos.
Não passe muito tempo sem comer
Evite ficar muito tempo sem comer. Assim, comendo em porções fracionadas com intervalos mais curtos você consegue se manter mais saciado, o que, por consequência, te fará comer menos nas refeições principais.
Portanto, nada de ficar aguardando a ceia de barriga vazia: vale apostar em petiscos como as oleaginosas em geral, como é o caso das nozes, castanhas e amêndoas.
Ricas em gorduras boas para o organismo, garantem saciedade por mais tempo. Só não exagere nas quantidades.
Muita proteína
Aposte em carnes magras durante o fim do ano – até porque opções como o peru e o chester são bastante requisitadas nessa época. Mas dê preferência sempre aos preparos assados ou até mesmo grelhados, que são mais convidativos a saúde.
Frutas secas: ótima pedida
Muitas pessoas não dão a devida importância às frutas secas. Mas vale dizer que as especiarias, sempre em alta no fim do ano, como uva-passa, ameixa, damasco e a tâmara são grandes aliadas de quem quer se manter longe dos riscos de se manter acima do peso.
Ricas em fibras, as frutas secas são excelentes aliadas de quem quer comer pouco: elas garantem muita saciedade.
Beba com moderação
Em todas as ocasiões vale a pena moderar o consumo de bebidas alcoólicas. Além de intoxicar o organismo, elas contêm grandes quantidades de calorias.
Por isso, dê preferência a bebidas como o vinho, que é uma opção mais saudável, ou mesmo um espumante, que tem bem menos calorias.
Outra dica importante é: evite consumir álcool, ainda que em pequenas quantidades, de estômago vazio. Nessas situações, o seu organismo tende a absorver o álcool mais rápido.
Se mantenha hidratado
Se ainda assim você for apostar no consumo de bebidas alcoólicas, lembre-se sempre de que a hidratação é essencial, uma vez que o álcool acelera a desidratação do organismo.
Além disso, água é fundamental para ajudar na digestão e contribui com a sensação de saciedade: assim, você come menos.
Evite o açúcar
Como nós bem sabemos, evitar o açúcar é sempre muito importante. No entanto, durante o fim de ano muitas pessoas encontram dificuldades, especialmente por conta da grande oferta de receitas e doces envolvendo o ingrediente.
Por isso, dê preferência às versões zero, com adoçante e até mesmo com substituições: existem frutas, especialmente as da estação, que podem muito bem ser fortes de um “gostinho doce”.
Monte os pratos com bastante cuidado
Na hora de preparar suas refeições vale a pena se atentar á alguns detalhes que podem contribuir tanto com a quantidade, como a qualidade de seus pratos.
Por exemplo: vale começar sempre pelas saladas. Assim, além de ingerir uma boa dose de alimentos nutritivos, você tem chances de ficar satisfeito antes mesmo de correr o risco de partir para alimentos mais “pesados”.
Quer deixar esse momento ainda mais saudável? Aposte nos temperos naturais, deixando de lado opções industrializadas.
Outra dica é com relação ao tamanho do prato em si: opte sempre pelas peças menores. Assim, a quantidade de comida que você vai consumir também é reduzida.
Atividades físicas sempre
Não é porque o fim de ano costuma ser época de férias e celebração que você deve deixar de lado as práticas de atividades físicas.
Continue normalmente, dentro do possível, suas rotinas: academia, caminhadas, corridas. Aposte na diversidade, intercalando diferentes tipos de exercícios: só não deixe de se movimentar.
Cuidado com as sobras…
É muito comum que a ceia e as demais refeições de fim de ano, todas bem fartas, gerem muitas sobras, que são reaproveitadas nos dias posteriores.
Mantenha o nível de atenção, ou ainda maior sobre esses alimentos. Evitar esse hábito pode ajudar você a se desintoxicar da alimentação, que pode ter sofrido alguns exageros nos dias de festa e comemoração.
Esperamos que essas dicas contribuam com o seu fim de ano, e que você inicie 2022 cuidando bem da sua alimentação e saúde. Para isso, continue de olho aqui em nosso blog que vamos seguir por mais um ano fornecendo dicas que te ajudem a viver cada vez melhor.