18 janTem dificuldade para emagrecer? Anote essas dicas

Quer perder uns quilinhos, mas tem dificuldade para emagrecer? O primeiro passo é ter uma alimentação mais saudável e mudar os hábitos para sair do sedentarismo.

Tanto os alimentos como fazer um esporte ajudam a acelerar o metabolismo, o que contribui muito para a perda de gordura. Além disso, é importante beber bastante água, pois muitas pessoas têm dificuldade para emagrecer, pois são propensas a reter líquidos.

O primeiro passo é procurar por profissionais da saúde, para auxiliar durante esse processo. O nutricionista ou nutrólogo, por exemplo, irá ajustar a dieta de acordo com a sua rotina, pensando na seguinte matemática: as calorias que você ingere durante o dia precisam ser menores do que as gastas. Além disso, irá acompanhar, por meio de exames periódicos, o que pode estar causando a dificuldade para emagrecer no seu organismo, alteração hormonal, por exemplo.

Nem todo mundo se adapta aos treinos na academia, portanto não necessariamente você precise puxar peso. O segredo é experimentar todas as atividades físicas até encontrar uma de que goste. Isso tornará a experiência mais agradável e fácil de adaptar no dia-a-dia.

Não é possível se consultar com um nutricionista agora? Comece fazendo pequenos ajustes em sua alimentação. A reeducação alimentar consiste em você saber fazer escolhas saudáveis.

Confira agora 6 dicas para quem tem dificuldade em emagrecer:

1- Invista em alimentos termogênicos

Alimentos termogênicos são aqueles que ajudam a acelerar o metabolismo e, consequentemente, faz com que seu corpo gaste mais energia para as funções vitais ao longo do dia.

Veja abaixo algumas opções que você pode começar a acrescentar na sua alimentação:

  • Café (sem açúcar);
  • Chá verde, hibisco, preto, etc.;
  • Pimenta;
  • Canela;
  • Gengibre;

 

2- Insira mais proteínas e fibras no seu dia

Alimentos ricos em proteínas e fibras propiciam a saciedade por mais tempo, ou seja, você irá demorar mais para sentir fome. Além disso, seu organismo precisará levar mais tempo para digerir e, consequentemente, maior gasto energético.

Além disso, estimulam o desenvolvimento de massa muscular, o que também propicia a queima de gordura pelo corpo.

3- Evite ao máximo alimentos açucarados

Além de cortar o açúcar do cafezinho e do suco, também é importante evitar alimentos que tenham esse componente em sua composição. De preferência pelos refrigerantes zero.

Outra dica é optar pelo mais natural possível. A maioria dos produtos industrializados contêm altas quantidades de açúcar na composição e que podem aparecer com nomes diferentes, como:

  • açúcar invertido;
  • açúcar turbinado;
  • dextrose;
  • dextrina;
  • frutose;
  • glicose;
  • glucose;
  • maltose;
  • maltodextrina;
  • oligossacarídeos;
  • sacarose;
  • xarope glucose-frutose;
  • xarope de milho.

Clique aqui e saiba mais sobre os tipos de açúcar.

4- Não faça dietas restritivas

Cuidado com as dietas da moda. Antes de cortar qualquer nutriente da sua rotina, como o carboidrato na dieta cetogênica ou lowcarb, é preciso fazer um acompanhamento médico. A restrição na alimentação pode causar frustração e maior dificuldade para adaptação.

5- Opte por farinhas integrais

Alimentos à base de farinha, como pão e massas podem ser encontrados nas versões integrais. Para quem busca uma alimentação mais saudável, optar por essas comidas é o caminho.

Isso porque a farinha branca passa por um processo de refinamento em sua produção, o que acaba retirando grande parte dos nutrientes essenciais, ao contrário da farinha integral.

Mas cuidado, fazer esse ajuste não significa que você pode comer à vontade. Afinal, tudo que é em excesso faz mal.

6- Leia o rótulo dos alimentos

Ainda que o recomendado seja trazer mais alimentos naturais para a alimentação, inevitavelmente compramos outros produtos de prateleira quando vamos ao mercado.

A dica para manter uma alimentação saudável ao consumir esses itens é a leitura do rótulo. Quanto menos processados e menores forem as quantidades de conservantes, melhor.

Além de ler a lista de ingredientes, atente-se também para a tabela nutricional. Isso irá te ajudar a fazer boas escolhas na hora das compras.

 

Agora que você já anotou todas as nossas dicas, está na hora de colocá-las em prática. Separamos também esse conteúdo sobre como emagrecer com a reeducação alimentar em nosso blog.

Gostou? Então acompanhe as nossas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades em nosso site. Facebook e Instagram.