25 marComo emagrecer sem cirurgia

A obesidade tem preocupado médicos e pacientes por todo o planeta. Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas no mundo estejam em condição de sobrepeso ou obesas, entre crianças, jovens e adultos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para tratar, muitas pessoas optam por procedimentos invasivos, como a bariátrica, que é indicada, pelo Ministério da Saúde, a realização em pessoas com IMC igual ou acima de 35 kg/m².

Mas há outras alternativas para quem quer emagrecer sem cirurgia!

Se você tem dificuldade para perder peso, confira abaixo 4 opções:

1- Reeducação alimentar

O primeiro passo é procurar um nutricionista e um endocrinologista.

Mudar os hábitos alimentares é uma etapa que o paciente terá ao longo de qualquer processo para emagrecer sem cirurgia. Por que não começar por aqui?

Buscar refeições saudáveis, eliminar alimentos processados, diminuir o consumo de açúcares e bebidas alcóolicas são algumas das dicas que devem ser aplicadas no dia a dia.

Cuidado com dietas muito restritivas. Elas podem não condizer com o que o seu corpo precisa.

Muitas pessoas têm dificuldade para perder peso, mesmo mudando a alimentação, por isso a importância de se fazer acompanhamento junto a um nutricionista e endocrinologista.

Alguns fatores que pode levar uma pessoa a engordar são:

• Hormônios desregulados;
  • Uso de corticóides;
  • Outras doenças que contribuem para o ganho de peso, como a resistência insulínica.

Diagnosticar qual a causa do ganho de peso é fundamental para montar um protocolo alimentar correto, seguindo a necessidade de cada paciente.

Além disso, cada mantimento possui uma função específica e causa uma reação diferente ao corpo. Você sabia, por exemplo, que gengibre e canela aceleram o metabolismo?

Um metabolismo acelerado contribui para um gasto calórico maior ao longo do dia.

2- Acabar com o sedentarismo

Se você não pratica nenhuma atividade física, essa é a hora de começar!

Há uma séries de esportes que você pode procurar, para se exercitar, como:

• Academia;
  • Dança;
  • Lutas;
  • Natação;
  • Crossfit;
  • Treino funcional;
  • Caminhada;
  • Corrida;
  • Aula de bike;
  • Beach tênis;
  • Vôlei;
  • Futebol;
  • Pilates.

Muitas pessoas acabam desistindo depois de algumas semanas de treino, talvez por não ter encontrado uma atividade que lhe traga prazer. A dica é: procure um exercício do qual você goste de realizar.

3- Balão Intragástrico

Está se alimentando corretamente, praticando atividades físicas e ainda sim não consegue mudar o ponteiro da balança?

A medicina avança em opções para o tratamento do sobrepeso e obesidade, com tratamentos não invasivos e que possuam uma recuperação mais tranquila.

O balão gástrico é uma ótima opção para quem quer emagrecer sem cirurgia.

Trata-se de um procedimento clínico, no qual um balão é inserido no estômago do paciente, com o objetivo de auxiliar a pessoa a sentir saciedade com menos quantidade de comida ingerida.

Como o tratamento não é cirúrgico, as chances de se obter riscos durante a recuperação são mais baixas.

O balão gástrico é indicado para pessoas com grau de obesidade leve, ou seja, Índice de Massa Corpórea (IMC) a partir de 27.

O dispositivo pode permanecer no corpo de 6 a 12 meses, a depender do método escolhido pelo médico, assim como também o paciente seguir as orientações.

4- Gastroplastia endoscópica

Esse tratamento também é menos invasivo do que uma cirurgia. Por meio de um aparelho endoscópico, são feitas algumas suturas nas paredes do estômago do paciente, visando diminuir o espaço para receber alimento. Isso causa uma sensação de saciedade mais rápida, assim como no tratamento anterior.

A gastroplastia endoscópica é indicada para pessoas que querem emagrecer sem cirurgia, possuam IMC a partir de 30 e não apresentem doenças metabólicas.

Gostou desse conteúdo e se interessou por algum método? Conheça conheça mais sobre o Balão Gástrico e qual a rotina pós procedimento.

Siga nossa página no facebook e instagram e receba sempre em primeira mão nossos posts sobre saúde.